domingo, 31 de janeiro de 2016

Modelos parnaibanos chamam a atenção no Corso de Teresina

Da direita para a esquerda, os modelos Eduardo Lima, Jonatas Silva,
Thales Matheus e Danilo Regis
(Foto: Arquivo Pessoa: Danilo Regis)
Os modelos parnaibanos Eduardo Lima, eleito Mister Teen Parnaíba 2012 e o Mister Luís Correia 2015, Jonatas Silva, entraram na avenida e mostraram muita empolgação no Corso de Teresina 2016, tradicional festa pré-carnavalesca de rua da capital piauiense.
(Foto: Arquivo Pessoal: Danilo Regis)
Na companhia do missólogo Danilo Regis e do também modelo Thales Matheus, os misters chamaram a atenção de quem participou da brincadeira que já é considerada o maior Corso do Mundo.


Por Luzia Paula  

Carlson Pessoa não descarta possibilidade de disputar a Prefeitura de Parnaíba

Vereador Carlson Pessoa disse a imprensa que se o povo pedir,
ele se candidata a prefeito de Parnaíba
O vereador Carlson Pessoa esteve em Teresina na última sexta-feira (29), quando prestigiou a filiação do ex-governador Zé Filho ao Partido Popular Socialista (PPS). Também participaram do ato o presidente nacional do partido, deputado Roberto Freire, e diversas lideranças políticas da região Norte do Piauí, como deputados, ex-prefeitos e vereadores, entre outros.
Vereador Carlson Pessoa ao lado do filho, da esposa Mônica Karine Pessoa e da
deputada Juliana Moraes Sousa (de blusa preta)
Ao ser questionado pelo jornalista Pedro Alcântara da TV Antena 10 em Teresina, sobre a possibilidade da candidatura a prefeito de Parnaíba, Pessoa disse que tudo dependerá do apelo dos parnaibanos. “Ninguém é candidato de si próprio. O nome que melhor se sair nas pesquisas deverá ser lançado a prefeito. No entanto, as pessoas têm solicitado muito o nosso nome e se for preciso e se a população assim quiser, estarei a disposição para mais este desafio”, respondeu.

Atualmente no do Partido Socialista Brasileiro (PSB), a convite de Zé Filho, o líder da oposição no litoral deverá migar para o PPS.

Por Luzia Paula. Fotos: Gleitowney Miranda / Blog do Pessoa



Aproveite o início do ano e tire sua carteira de habilitação na Pedágio. Temos os melhores preços!



Veja os uniformes dos times do Campeonato Piauiense 2016

Parecia uma tarefa simples, mas reunir imagens dos uniformes das equipes do Campeonato Piauiense quase vira um drama. 
Camisa do Parnahyba com seu tradicional Azul
Camisa do Parnahyba
Tudo porque muitos dos clubes ainda não receberam o material esportivo a ser usado nesta temporada. Alguns, inclusive, já sabem que não irão estrear com seus novos mantos. 
Uniforme do Flamengo
Segundo uniforme do Flamengo
Primeiro a entrar em campo nesta sexta-feira (29), o Altos jogou contra o Caiçara com o uniforme usado pelos jogadores na Copa São Paulo de Futebol Júnior. As novas camisas só vão chegar na segunda rodada. 

Novo uniforme do Altos trás estampa estampada a imagem
de São José, padroeiro do clube.
Segunda camisa do Altos leva a cor azul
O Piauí Esporte Clube precisou mandar confeccionar um uniforme promocional. As novas camisas só aparecerão na terceira rodada, contra o Parnahyba. 

Uniforme principal do Ríver não apresentou alterações
Segundo uniforme do Ríver
Entre os fatores que provocaram o atraso está a demora para definição dos patrocinadores, o que fez a encomenda ser protelada. 
Camisa do Caiçara de Campo Maior
O Flamengo foi até Goiás receber os novos uniformes. Hoje, o presidente Tiago Vasconcelos correu com o material para Floriano, local da estreia contra o Cori-Sabbá. 
Uniforme principal do Picos preserva as cores verde e amarelo
Segunda camisa preserva as cores do escudo do clube
Terceiro modelo da camisa do Ríver é azul
River e Parnahyba se enfrentam hoje (31). A previsão dos dois clubes é que o material esportivo chegue a tempo.
Camisa do Cori-Sabbá


Por Fábio Lima / Cidade verde

Carnaval do Sesc anima foliões no litoral do Piauí

O objetivo das festas é proporcionar folia e diversão para os participantes, ajudando a manter viva a tradição do carnaval.

Confira abaixo a programação completa das duas unidades

Parnaíba – Sesc Beira Rio:
– 05/02 – A festa será realizada, em parceria com escolas de Parnaíba, para estudantes até o 6º ano. Os ingressos serão vendidos nas escolas, a preço único para todas as categorias. – 09/02 – Na terça-feira de carnaval será destinada ao público em geral, com diferenciação no preço por categoria.

Luis Correia – Sesc Praia:
– 06 a 09/02 – Serão realizados jogos de salão e de mesa (pebolim, xadrez, tênis de mesa, sinuca, baralho, dama e dominó) e atividades aquáticas (polo aquático, vôlei molhado, basquete aquático, corrida do espaguete), atividades no playground (cabo de guerra, corrida da colher maluca, boca do palhaço, cabra cega na folia, passa ou repassa de carnaval, dança do balão, pula corda, queima congelado, labirinto das garradas e etc), empréstimo de bicicletas para os hóspedes, atividades de Educação em Saúde (sábado e domingo – dias 06 e 07). Dois recreadores estarão acompanhando as atividades e garantindo a diversão durante a folia de carnaval no Sesc Praia. – 07/02 – música ao vivo das 14 às 17h.

Jornal da Parnaíba

sábado, 30 de janeiro de 2016

Deputada preside encontro do PMDB MULHER na região de Uruçui


A presidente do PMDB MULHER DO PIAUÍ, deputada Juliana Falcão, participa de um encontro do partido em Uruçui, região sul do estado. O evento teve inicio nesta sexta-feira(29). 

O ex-ministro João Henrique também participa do evento, juntamente com a ex-deputada Ana Paula, além do deputado José Santana.


Ascom

Motociclista morre ao tentar desviar de um cachorro em Parnaíba

Um homem morreu vítima de acidente de moto no final da tarde deste sábado (30), na rua Caiapós no bairro Pindorama, em Parnaíba. Júlio César dos Santos Amaral, 37 anos, perdeu o controle do veículo ao tentar desviar de um cachorro que estava solto na rua.

O acidente aconteceu quando Júlio voltava da loja de contabilidade onde trabalhava. Segundo vizinhos, ao tentar desviar do cachorro, ele perdeu o controle da moto bateu com a cabeça no calçamento. O socorro foi chamado, mas nada pode ser feito. Júlio teve morte imediata.

O Instituto de Criminalística esteve no local fazendo os procedimentos e após a perícia, o corpo foi encaminhado ao IML, no bairro Frei Higino.


Por: Gleitowney Miranda / Blog do Pessoa

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Movimento ‘Vem Pra Rua’ fará ato durante o Corso de Teresina e promete ‘surpresa’

Segundo organizadora do movimento, a única coisa que podia revelar sobre a surpresa é que “uma caminha e a outra fica parada”.
Adriana Sousa / Foto: Vitor Sousa / O Olho

A médica Adriana Sousa, uma das líderes do movimento Vem Pra Rua no Piauí e disse que o movimento vai realizar um ato durante o Corso, que será realizado neste sábado (30/01) na Avenida Raul Lopes e outro no dia 13 de março deste ano.

“No dia 13 vamos fazer um ato no estacionamento da Ponte Estaiada, às 16h. O 'Vem Pra Rua' vai vir com o mote de ‘Fora Dilma’. E o ato em si é uma surpresa. Amanhã no Corso vamos estar com uma tenda também ao lado da ponte com uma surpresa”, explicou a médica. Ainda segundo ela, a única coisa que podia revelar sobre a surpresa é que “uma caminha e a outra fica parada”.

último ato do Movimento Vem Pra Rua em Teresina aconteceu no dia 13 de dezembro do ano passado, também no estacionamento da Ponte Estaiada, e reuniu cerca de 100 pessoas. Na ocasião o atual presidente do PPS, Celso Henrique, também foi ao local para apoiar o movimento.
Os adeptos do ato defendem o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), diante das atuais condições políticas por quais passam o governo gerido por ela. Os manifestantes reclamam de corrupção e má gestão política. 


Fonte: O Olho 

Programa Conexão Mundo leva alunos do SESI para os Estados Unidos

Depois de cinco meses desenvolvendo atividades propostas pelo Programa Conexão Mundo, que envolveu plataformas digitais e aulas presenciais, os dois finalistas da edição 2015, no Piauí, Walder Santos e Julimar Mello Junior, se preparam para embarcar neste fim de semana para na cidade de Denver, no Colorado (EUA). A viagem de imersão faz parte do encerramento da programação, onde irão aprimorar o conhecimento na Língua Inglesa durante 15 dias.

O Programa é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em parceria com a ONG US-Brazil Connect. Neste ano, foram mais de 2 mil estudantes participantes do Conexão Mundo em todo país. A inciativa visa estimular a fluência no idioma inglês e promover o intercâmbio cultural entre os jovens.

Realizado pela primeira vez no estado, o Programa Conexão Mundo reuniu uma turma com 47 estudantes que foram certificados pela participação. Como pré-requisito fundamental, os participantes devem estar no ensino médio pelo Sesi e matriculados nos cursos profissionalizantes do Senai, através da proposta articulada do Ebep (Educação Básica articulada com Educação profissional). Destes, somente dois garantiram o passaporte para os Estados Unidos, por apresentarem as maiores notas de desempenho durante o processo de ensino.

No inicio da semana, aconteceu a entrega oficial do kit de viagem aos estudantes, que contempla uma mala com roupas e acessórios para enfrentar o período de neve. O encontro foi pra lá de especial, porque o próprio presidente do Sistema  Fiepi, Zé Filho, fez a entrega aos jovens e seus familiares.

Na oportunidade, Zé Filho, desejou boa viagem e ressaltou a importância da oportunidade. “Vocês são merecedores desse prêmio, aproveitem e aprendam bastante”. O presidente ainda lembrou que este Programa integra um leque de ações que visam preparar bem os alunos das escolas do Sesi e Senai em todo país. “A preocupação em Investir no conhecimento e na profissionalização é pra poder garantir uma mão de obra de qualidade e abrir mais portas no mercado de trabalho”, pontificou.

Para o estudante Walder Santos, de 18 anos, que já tinha esse sonho de conhecer o mundo, a expectativa é enorme. “Quero melhorar o inglês e conhecer a cultura daquela região. E tenho certeza, que estou no caminho certo para um futuro bem melhor na vida e isso eu devo ao Sesi, por tudo que conquistei até aqui”. Outro que se emocionou durante o encontro foi Julimar Junior, de 16 anos.  O garoto disse que a viagem vem pra selar todo processo de aprendizagem da língua inglesa, mas o importante foi o domínio do idioma que adquiriu nas aulas interativas e nas conversações nas plataformas digitais. “Já me sinto confiante para falar com outras pessoas e isso não tem preço”.

Segundo o superintendente do SESI Piaui, Mardonio Neiva, ao todo são oitenta e oito alunos das escolas do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), selecionados  nos 20 estados brasileiros, que terão a oportunidade de viajar, aprimorar a fluência no idioma, e ver de perto a rotina dos norte-americanos e sua cultura. A rotina de visitas a museus e universidades será acompanhada por dez técnicos das escolas do Sesi e Senai.

Por Monica Pessoa / Ascom Fiepi


Vai começar o Campeonato Piauiense de futebol 2016

A Série A do Campeonato Piauiense de Futebol de 2016 começa a ser disputada nesta sexta-feira, dia 29 de janeiro. Durante cinco meses, Altos, Caiçara, Cori-Sabbá, Flamengo, Parnahyba, Piauí, Picos e River vão se enfrentar para saber qual clube será o campeão estadual deste ano.

A edição de 2016 é um marco para o futebol do Piauí. Este ano o Campeonato Piauiense de Futebol comemora 100 anos de existência e a Federação de Futebol do Piauí 75 anos de fundação.

Tudo começou em 1916, com a Lyga Sportiva Parnaibana (LSP), a primeira fundada no Piauí, filiada a então Confederação Brasileira de Desportos (CBD) – hoje Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Foi a LSP que organizou o primeiro Campeonato Piauiense de Futebol, ainda em 1916. Naquele ano, o Parnahyba Sport Club sagrou-se como o primeiro campeão estadual.

Desde então, a disputa pelo título de campeão piauiense passou a ser efetuada por duas ligas: a Parnaibana, filiada à CBD, e a de Teresina. Seus vencedores são legítimos campeões do estado do Piauí até o ano de 1940.


Em 1941, em decorrência do Decreto nº 3.199 do presidente Getúlio Vargas - que determinava que os desportos deveriam ter sede única nas capitais - foi fundada a Federação Piauiense de Futebol, que substituiu as antigas Ligas das cidades de Parnaíba e Teresina. A partir daí, todos os campeões estaduais passaram a ser conhecidos através dos certames realizados pela Federação Piauiense.
No ano de 1963, com a implantação do profissionalismo, o nome da federação foi alterado para Federação Piauiense de Desportos. Em 1991, nova mudança: em razão do seu cinqüentenário, a entidade passou a ser chamada pelo atual nome de Federação de Futebol do Piauí.

Em 2016, grandes clubes que marcaram a história do Campeonato Piauiense de Futebol entram em cena para saber quem levará o título do Centenário. Flamengo e River – os dois clubes que mais vezes faturaram o estadual – terão a companhia de Cori-Sabbá, Piauí e Picos, que também já foram campeões estaduais, e do Parnahyba, o primeiro campeão piauiense.

O tradicional Caiçara, de Campo Maior, e o Altos – caçula da competição – entram na disputa em busca do primeiro título do principal torneio de futebol realizado pela FFP.

Além do título do estadual deste ano, em jogo estarão ainda duas vagas na Copa do Nordeste 2017, duas vagas na Copa do Brasil 2017 e uma vaga na Série D em 2016.

Dos oito clubes que irão disputar a 1ª Divisão do Campeonato Piauiense de Futebol 2016, seis fazem sua estreia amanhã (29). Em Floriano, o Cori-Sabbá vai receber o Flamengo, no Tiberão, às 20h. Em Teresina, o Albertão recebe rodada dupla: primeiro o Altos enfrenta o Caiçara, às 18h. Em seguida, às 20h, é a vez do Piauí receber o Picos.

River e Parnahyba só entram em campo no domingo (31), em jogo que acontece no Albertão, às 17h. 


Por Samila Milhomem - Assessoria FFP


Piauiense morre ao ser atingido por hélice no Maranhão

O piauiense de 79 anos, Sotero Felipe, morreu ao ser atingido pela hélice de uma aeronave no Aeroclube de São Luís, no Maranhão. O acidente aconteceu na última segunda-feira (26), quando o senhor estava colocando um calço no trem de pouso da aeronave.

A vítima ainda chegou a ser socorrida e encaminhada por equipe de uma Unidade Móvel de Saúde (Samu) para a o Hospital Djalma Marques, mas não resistiu aos ferimentos e morreu após dar entrada. De acordo com o filho de Felipe, Alan George do Nascimento, o senhor trabalhava no Aeroclube desde a década de 70. “O piloto desligou o avião, mas a hélice não parou totalmente. O corte foi muito profundo”, relata.

Procurada, a assessoria de imprensa da Infraero disse que o órgão foi notificado sobre o caso e que uma equipe de investigadores do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) vai até o aeroporto para apurar as causas e classificar o acidente.


Fonte: G1-MA

Empresários de Barra Grande fecham acesso de veículos a praia

Empresários com apoio do secretário de turismo de Cajueiro da Praia fecham
passagem de veículos a praia para proteger banhistas e tartarugas
que sobem para desovar na praia de Barra Grande.
Com a participação da Associação de condutores de turismo de Barra Grande, empresários e secretário de turismo municipal fecham um acesso para veículos a praia de Barra Grande.

Nesta terça (26) representantes da Associação de Condutores de Turismo de Barra Grande (Barratur), juntamente com empresários locais e o secretário municipal de turismo de Cajueiro da Praia, Marcos Cazuza, estiveram em uma ação que resultou no fechamento para veículos de um acesso na orla marítima de Barra Grande.

Segundo o presidente da associação de condutores de turismo, Pedro Neto, o objetivo é promover a conscientização de preservação da espécie das “tartarugas marinha”, pois estamos no período da desova das mesmas esse isolamento é para tentar evitar o tráfico desordenado de carros e motos na área de desova das espécies vivas na orla praiana, além de contribuir na segurança das pessoas que procuram nossas belas praias.

Segundo o secretário de turismo Marcos Cazuza “A ação foi gratificante e que todos contribuíram para a preservação do meio ambiente. Teremos uma cidade mais justa e que prega respeito a cada ser que habita no nosso planeta, parabenizo os esforços dos jovens da Barratur e todos que contribuíram com essa iniciativa por garantir que essa ação seja um grande passo que já foi dado.”, completou.


Fonte: Jornal da Parnaíba

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Joilton e Gliciany: da internet para o altar

Relacionamento começou pelo Facebook.
(Foto: Arquivo Pessoal)
No último dia 21 de janeiro, o parnaibano Joilton Silva e a maranhense Gliciany Lima disseram o tão esperando sim em casamento realizado em São Bernardo, MA, cidade da noiva. Os dois se conheceram há três anos quando o graduando em Tecnologia da Informação foi a um passeio na casa de um amigo em São Bernardo. Coincidentemente, Gliciany compareceu ao mesmo evento onde Joilton estava e ela acabou se interessando pelo rapaz.
(Foto: Arquivo Pessoal)
Ao retornar para Parnaíba, Gliciany lhe enviou uma solicitação de amizade pela rede social Facebook. Pronto! O pontapé inicial estava dado. Pouco tempo depois eles começaram a namorar e as idas e vindas ao Maranhão se tornaram cada vez mais constantes até que decidiram que estava na hora de oficializar a união.  
(Foto: Arquivo Pessoal)
Festa aconteceu na quadra da Ufma.
(Foto: Arquivo Pessoal)
Como os dois são adeptos da igreja Testemunha de Jeová, conforme a tradição, após o casamento no civil, ao invés da cerimônia religiosa, foi celebrada uma festa para noivos e convidados com uma mensagem espiritual proferida por fiel. A comemoração aconteceu na quadra poliesportiva da Universidade Federal do Maranhão (Ufma).
Noivado aconteceu em janeiro de 2015
Apaixonado, Joilton não poupa elogios a amada. “O que mais gosto nela é a autenticidade, o companheirismo e integridade. Além disso, ela é uma boa filha e certamente será uma excelente esposa”, elogia. Já Gliciany gosta da segurança e tranquilidade que o esposo lhe passa. Joilton e Gliciany irão morar em Parnaíba, onde ele trabalha como técnico de informática.


Por Luzia Paula

Parnaíba será a primeira cidade do Piauí a receber a tocha olímpica

O Governo do Estado instituiu um comitê para organizar a passagem da Tocha das Olimpíadas 2016 pelo Piauí. Vindo do Ceará, a chama olímpica chegará em Parnaíba na noite do dia 9 de junho, passando por mais cinco municípios piauienses no dia 10, e seguirá para o Tocantins no dia 11.
Coordenado pelo secretário de Governo, Merlong Solano, o comitê reúne a Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi), secretarias da Cultura, Turismo, Segurança, Defesa Civil e Educação, Coordenadoria de Comunicação, Cerimonial, Coordenadoria da Juventude e Gabinete Militar, além de outros órgãos.
ecretário de Governo, Merlong Solano, reuniu comitê para discutir organização do
revezamento no Piauí. (Foto:Cristal Sá)
“Os olhos do mundo estarão voltados para a tocha. Portanto, a orientação do governador Wellington Dias é preparar um evento à altura, que possa passar a melhor imagem do Piauí, não só sob a perspectiva do esporte, mas também turística e cultural. Vamos apresentar nossas principais belezas naturais, os elementos que marcam as nossas tradições, nossa música e arte”, destacou Merlong Solano.

No dia 11 de fevereiro, está prevista a vinda da gerente macrorregional Nordeste da Subchefia de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Regina Ramos, para avançar na organização do evento. Merlong Solano determinou que, até essa data, o comitê tenha visitado todos os municípios piauienses por onde a tocha deve passar para averiguar questões logísticas e articular os trabalhos com os comitês municipais.

A tocha percorrerá as cidades de Parnaíba, Piracuruca, Piripiri, Altos, Campo Maior e Teresina, e em todos esses locais será montada uma estrutura para o revezamento, que ocorrerá em mais de 300 cidades do Brasil ao longo de cerca de 90 dias.

O revezamento começa 100 dias antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 em Olímpia, na Grécia. De lá, a chama viaja até o Brasil, onde começa a trilhar o caminho rumo ao Rio de Janeiro, sua parada final. O objetivo de toda essa mobilização é envolver o país no clima das Olimpíadas.


Por Cristal Sá

Lideranças do PMDB comparecem a filiação de Zé Filho ao PPS

O presidente do diretório estadual, João Henrique Sousa, o presidente da Assembleia Legislativa, Themistocles Filho, e o líder da bancada peemedebista no parlamento estadual, João Mádison, confirmaram presença no ato político de filiação do ex-governador Zé Filho ao PPS, nesta sexta-feira (29), em Teresina.

O desfalque do ex-governador foi encarado naturalmente é compreendido pelos peemedebistas. "Poderemos ser aliados em 2018, sem dificuldades", afirma Mádison, que foi do governo na Assembleia quando Zé Filho administrou o Estado. 


Amanhã a convenção acontecerá em Parnaíba, na Câmara Municipal, com a presença do presidente nacional do PPS, Roberto Freire.

Edição de O Piauí, com informações de o Tempo Real 

Mel piauiense conquista novos mercados

Em 2015, a Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro, Casa Apis, e a Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes, Comapi, foram responsáveis pelo excelente desempenho do Piauí nas vendas de mel, tanto no exterior como no mercado interno.

Somente no ano passado esses empreendimentos exportaram 1,6 mil toneladas de mel, além de terem comercializado mais de mil toneladas dentro do Brasil, o que gerou um faturamento de quase R$ 20 milhões.

“Apesar da estiagem que assolou o sertão nordestino nos últimos tempos, as vendas de mel atingiram novos patamares, com um incremento de 38% em volume em relação a 2014 e de 100% em faturamento. A alta do dólar foi fator preponderante para esse resultado, bem como as alternativas de convivência com a seca disseminadas entre os apicultores. Para 2016, as perspectivas são ainda melhores, tendo em vista os valores da moeda americana e as chuvas que chegaram à região”, afirma o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha.

Publicidade
Rocha destaca o trabalho realizado pelo Sebrae para que a apicultura do Piauí continuasse avançando mesmo em momentos de baixa pluviometria. “Por meio dos programas Mais Mel e Sebraetec desenvolvemos uma série de consultorias tecnológicas com resultados bastante positivos. Foram essas intervenções que contribuíram para um incremento considerável na produção e esse salto significativo na comercialização”, acrescenta.

Somente no primeiro semestre de 2015, o Sebrae realizou, no âmbito do Mais Mel, mais de 1,2 mil atendimentos individuais e cerca de 100 atendimentos coletivos. A equipe do programa percorreu vários municípios do sul do Estado, como Conceição do Canindé, Inhuma, Campinas do Piauí, Isaías Coelho, Bela Vista do Piauí, Paulistana, Pedro Laurentino, São Francisco do Piauí, Simões, São José do Piauí e Simplício Mendes.

Para este ano, a instituição pretende trabalhar a diversificação da produção das colméias, principalmente o pólen, produto de alto valor agregado. A ideia é que novas possibilidades de comercialização possam surgir e mais pessoas sejam beneficiadas com essa atividade.

As certificações
Mas o trabalho do Sebrae junto aos apicultores do sul do Estado foi iniciado há anos, ainda nos tempos de chuvas abundantes, quando o problema ainda não era produção e sim como escoá-la. O mel precisava de mais mercados. Foi nessa época que iniciaram os trabalhos junto à Casa Apis e Comapi com vistas às certificações como produto orgânico e de Fair Trade.

A certificação representou uma ampla abertura de mercado para essas entidades, principalmente nos Estados Unidos e na Europa, onde os produtos orgânicos são muito valorizados. Por ter floradas naturais, ou seja, livre de agrotóxicos, o mel do Piauí se destaca nesse cenário, estando inserido na faixa de produtos saudáveis e sendo comercializado por um preço mais competitivo.

“Para a conquista da certificação orgânica os apicultores tiveram amplo apoio do Sebrae. Não medimos esforços para adequar a apicultura piauiense às exigências das empresas certificadoras. Trabalhamos todos os elos dessa cadeia produtiva”, afirma Delano Rocha.

Foram realizadas oficinas de sensibilização, gestão de casa de mel e produção orgânica, além de quase duas mil horas em consultorias de campo com cadastro de apicultores, mapeamento dos apiários e das casas de mel e outras quase mil horas de consultorias de coordenação desses empreendimentos coletivos. Todos esses processos tiveram a inspeção do Instituto Biodinâmico, certificadora brasileira reconhecida na Europa, Estados Unidos e Japão.

“A certificação fazia-se necessária não somente para atestar a qualidade do mel do Piauí, mas principalmente para que esse produto pudesse chegar a novos mercados. Foi uma forma que encontramos para valorizar o mel, melhorando a qualidade de vida dos apicultores, gerando novos postos de trabalho e renda”, destaca o diretor técnico do Sebrae no Piauí.

O Sebrae atuou também para que o mel produzido no Piauí pudesse ter certificação em Fairtrade ou Comércio Justo. O selo Fairtrade baseia-se num conceito de parceria comercial transparente e de respeito entre e as partes. A busca é sempre por maior igualdade no comércio internacional. Essa certificação tem bastante valor na Europa.

“Sempre focamos na capacitação dos apicultores, no repasse das técnicas de manejo e na melhoria do mel, ou seja, buscamos a qualidade do produto. Isso valorizou ainda mais o nosso mel nos mercados nacional e internacional. As certificações foram instrumentos que viabilizaram a chegada do mel do Piauí a novos patamares”, completa Rocha.

A auditoria para Fairtrade leva em conta critérios como respeito à legislação trabalhista e preservação ambiental. O consumidor que compra um produto Fairtrade sabe que o produtor rural e a comunidade estão sendo beneficiados, porque a certificadora audita todos os elos da cadeia: produtor, exportador e ponto de venda.


Fonte: Teresina Capital

Garoto que sofre de paralisia cerebral é levado às pressas para o Heda

O garoto de 11 anos que sofre de paralisia cerebral mostrado no Blog do Pessoa recentemente e que necessita urgente de uma casa apropriada para morar, foi levado hoje (27) às pressas para o Hospital Dirceu Arcoverde (Heda). Agitado, ele acabou arrancando a sonda da barriga por onde se alimenta e o aparelho infeccionou novamente.
Sonda da criança vive infeccionada por causa da
umidade da casa
O médico que os atendeu perguntou para a mãe da criança, Joselina Alves, o motivo pelo qual a sonda vivi infeccionando. Ela explicou as condições da casa onde reside e a equipe médica a orientou a mudar de casa, sob o risco de o menino vir a falecer é muito alto.
Vereador Carlson Pessoa visitou a família e irá intervir
em favor da dona de casa

Dona Joselina mora no bairro João XXIII e aguarda há quatro meses por uma casa prometida pelo prefeito Florentino Neto. Como o gestor não entregou a moradia e nem entrou mais em contato, ela tentou por diversas vezes falar novamente com o prefeito. No entanto, dona Joselina não consegue mais ser atendida na Prefeitura de Parnaíba.

Por Luzia Paula / Blog do Pessoa 

Prefeituras do PI podem perder recurso por não aderir a convênio de Saneamento Básico

Os prefeitos piauienses têm até o dia 29 de janeiro para procurar a Funasa ou a Secretaria de Cidades do Piauí e aderirem ao convênio para elaboração dos planos municipais de saneamento básico. A medida é o primeiro passo para garantia de recursos nesta área até o ano de 2033, conforme previsto no Plano Nacional de Saneamento assinado pelo Governo Federal.

No começo desta semana, apenas 60 municípios tinham feito adesão ao convênio, que vai contemplar 100 cidades do Piauí com população de até 50 mil habitantes. Orçado em R$ 16,2 milhões, o convênio vai preparar os municípios para receberem obras de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem e manejo de resíduos sólidos e das águas pluviais.
Publicidade
 “Ainda temos vagas para 40 municípios pleitearem estes recursos. Já em 2017, a prefeitura que não tiver o plano municipal elaborado, vai perder recursos”, afirma o secretário de Cidades, Fábio Xavier, em entrevista ao 180. Ele lembra ainda que a adesão ao convênio não implica em contrapartida do município. “A prefeitura terá apenas de designar funcionário, na fase de pesquisa, só para responder algumas dúvidas”, diz.
Com déficit de saneamento de até 80%, o convênio busca diminuir o atraso dos municípios piauienses. Hoje, apenas o município de Pedro II, no Piauí, tem plano de saneamento concluído. Teresina e Campo Maior ainda estão em fase de conclusão. Outro 33 estão em fase inicial de elaboração.

Desleixo? Não dá pra perder recurso assim ...
Em tempos de crise e de ‘choradeira’ nas prefeituras municipais, é de se estranhar a baixa procura pela adesão ao convênio, ainda mais este, com recursos garantidos para até 100 cidades, mas até agora, apenas 60 municípios se interessaram. Olha que o Piauí tem 224 municípios, sendo 219 aptos a aderirem a este convênio.

Dos critérios para participação no convênio
Conforme previsto na portaria nº 254 de 17 de dezembro de 2015, são elegíveis ao convênio os municípios com população de até 50 mil habitantes e que não tenham recebido recursos da Funasa para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Serão priorizados os municípios de menor IDH-M com base no PNUD de 2010, maior percentual de extrema pobreza, municípios em situação de risco de desastres naturais, mínima cobertura de serviços de abastecimento de água com base no Censo do IBGE de 2010, bem como, maior percentagem de população urbana.

Recursos
A portaria esclarece que os recursos não serão diretamente repassados aos municípios. “Caberá ao município disponibilizar todas as informações, documentos e servidores do quadro municipal para efetiva participação em todas as etapas da capacitação e da elaboração do PMSB. Ficará ainda a cargo do município a logística necessária para a mobilização social, incluindo a disponibilização de espaço para reuniões e divulgação dos eventos em meios de comunicação local, permitindo assim a elaboração do plano de forma participativa”, expressa o edital.

Pelo menos 5 profissionais do município deverão ser designados para serem capacitados e compor o comitê de coordenação, e outros 5, para o comitê executivo, dentre eles, um profissional de formação superior – preferencialmente nas áreas de engenharia, arquitetura ou urbanismo – e um profissional com formação em ciências humanas – pedagogo ou assistente social.

Plano Nacional de Saneamento
Obrigatório desde 2007, os Planos Municipais de Saneamento foram previstos na Lei nº 11.445, que definiu novas diretrizes para o planejamento dos serviços básicos para o acesso ao saneamento. Todas as cidades devem formular as suas políticas. Para as autoridades em saúde, é “inconcebível” que o município não tenha planejamento sobre uma área tão importante.

O plano deve contemplar o planejamento a longo prazo para investimento em saneamento, e ainda, diagnóstico da situação, identificando fontes de financiamento e mecanismo para avaliação e eficácia das ações programadas.


Amanda Araújo / 180graus