Uma montanha de areia impede acesso a Lagoa do Portinho, cartão postal do litoral piauiense. |
Os poucos turistas que ainda se arriscam a conhecer a região precisam fazer um desvio, caminho esse feito pela iniciativa de alguns proprietários de bares e restaurantes do local. A estrada de barro vermelho feita pela iniciativa privada já apresenta muitos buracos e em época de chuvas fica praticamente intransitável, necessitando de constantes manutenções para que o acesso a um dos nossos principais pontos turísticos não fique totalmente prejudicado.
A montanha de areia impede o acesso a Lagoa do Portinho |
Infelizmente, a Lagoa do Portinho é um retrato fiel do descaso dos poderes públicos, municipal e estadual. É importante salientar que o poder legislativo de Parnaíba tem também sua parcela de culpa, pois dos 17 (dezessete) vereadores eleitos e pagos com o dinheiro do contribuinte para representá-los, excetuando-se uns 3 (três) ou 4 (quatros) nada fizeram de prático para resolver esse grave problema ambiental, muito pelo contrário, pois alguns, mancomunados com a presidente da Associação dos Moradores da Localidade Portinho, ainda fizeram de tudo um pouco para atrapalhar as tratativas de minimizar o problema.
Falácias e nada mais
"Este é um fenômeno natural. Há cinco anos chove menos de 60% do esperado para a região e o canal que ligava o Rio Portinho a lagoa foi obstruído pelas dunas deixando de levar a água das grandes marés, o que contribuiu ainda mais para a seca", declarou o superintendente da Semar, Ricardo Moura Fé. "Um projeto está sendo desenvolvido para fazer a abertura de um canal natural do rio para a lagoa e, além disso, está sendo estudada a possibilidade de interligar algumas bacias naturais de acumulação da água da chuva, abrindo pequenos canais até a Lagoa do Portinho", enfatizou o Superintendente, Moura Fé há alguns meses.
Portanto, a expectativa da população do litoral do Piauí ter sua Lagoa do Portinho cheia novamente passa por muita reza e oração, como declarou uma pessoa ligada a Prefeitura Municipal de Parnaíba. "Não existe nada que o homem possa fazer nessa situação a não ser pedir que Deus mande chuvas para a região". Oremos.
Fonte: Walter Fontenele/PortalPhb
Nenhum comentário:
Postar um comentário