Por ser um animal de grande porte, foi preciso utilizar da força para contê-lo ao ser capturado. Para isso os pescadores tiveram que desferir alguns golpes na cabeça do pescado e, ao ser desembarcado, foi preciso arrastá-lo até a margem tamanho era seu peso.
A espécie capturada é popularmente conhecido por tubarão-lixa por ter a pele com textura muito áspera, semelhante ao de uma lixa. Mas ele também é conhecido por lambaru, umbaru ou tubarão-enfermeiro, este último, especula-se, em razão dos "bigodes" entre as narinas, usados para encontrar a comida nos fundos arenosos, que parecem as pinças que os enfermeiros usam para auxiliar as cirurgias.
Ele pode medir até 4 m de comprimento e chegar aos 500 kg. As fêmeas da espécie são em média maiores do que os machos e medem entre 1,2 e 3 metros, enquanto que os machos ficam entre 2,2 e 2,57 metros. Tem dentes pequenos e bem poderosos, capazes de infligir ferimentos graves. No entanto, não são muito agressivos, exceto se ameaçados. Em geral, nadam para longe quando são aproximados por nadadores e mergulhadores.
Fonte: Parnaibapontocom
Nenhum comentário:
Postar um comentário