Comandante-geral do Corpo de Bombeiro Militar do Piauí, coronel Carlos Frederico Foto: José Wilson / Jornal da Parnaíba |
No primeiro dia de treinamento, os bombeiros do 2° BBM em Parnaíba, juntamente com uma equipe de operadores do SAMU 192 Parnaíba, convidados a participar do projeto, receberam instrução de resgate em poços. Durantes 4 horas foram desenvolvidas ações simulando uma situação real, onde foram repassadas diversas técnicas de resgate de vítimas em poços.
O treinamento foi realizado em um poço de 10 metros de profundidade, na zona rural de Parnaíba, nas proximidades do BR 343. O local é cenário de uma ocorrência real em uma situação que os bombeiros resgataram um homem com vida, apresentando apenas escoriações pelo corpo.
No segundo dia, os participantes aperfeiçoaram técnicas de salvamentos em altura, utilizando descidas de rapel, e ainda trabalharam o transporte de vítimas em locais de altura, com o manuseio de pranchas tipo longa e cesto.
O direcionamento do coronel Carlos Frederico, Comandante Geral do CBMEPI, é de que o projeto seja aplicado a que todos os Bombeiros do Piauí, como forma de garantir que todos tenham o mesmo nível de resposta operacional. As instruções foram conduzidas pelo comandante do 2° BBM, o major BM Rivelino de Moura de acordo com a aplicação de um Sistema de Comando de Incidentes.
Por: Aline Medeiros
Nenhum comentário:
Postar um comentário