sexta-feira, 31 de agosto de 2018

“Precisamos tirar o Piauí deste caos generalizado”, instigam lideranças durante reunião da deputada Juliana

 Na noite desta quinta-feira (30), lideranças políticas reuniram-se na residência da dona Eugênia, no Conjunto Broder Ville, durante reunião da deputada Juliana Moraes Souza (PSB), candidata a deputada federal. 

Com firmeza e em tom de protesto, os oradores explanaram ao público os principais problemas que Parnaíba e o Piauí enfrentam em decorrência de uma má gestão generalizada que se perpetua há vários anos no poder. Como alternativa e combate aos caos desenfreado, eles levaram os eleitores a refletirem sobre o poder e papel que cada um exerce ao escolher seus representantes.
Vereador Carlson Pessoa denunciou caos generalizado no Piauí 
O vereador Carlson Pessoa (PPS), lembrou que o candidato a deputado estadual, Zé Filho (PSDB), na época que era governador, sempre pagou os salários dos professores em dia e a categoria nunca precisou entrar em greve, como vem ocorrendo corriqueiramente nos últimos anos. Lamentou também a situação caótica do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), com idosos largados em cadeiras e macas secas no corredor, além de outras inúmeras irregularidades.

“O caos que o PT deixou no nosso Estado, na nossa amada Parnaíba, é generalizado. A reforma da Ponte Simplício Dias está completando um ano neste mês de agosto, reforma essa marcada por várias paralisações. Não temos segurança pública, nossa polícia militar está sucateada. Além disso, toda semana sai na imprensa um escândalo novo em alguma secretaria do governador petista Wellington Dias envolvendo desvio de dinheiro e mau uso da máquina pública em benefício próprio, como o escândalo da Semar e da Seduc. Isso é inadmissível, precisamos frear essa bandalheira em nosso Estado, por isso apoio Juliana, Zé Filho e Luciano Nunes”, afirmou o parlamentar.
Presidente da Associação de Moradores do Colina do Alvorada I e II, Arnaldo Bessa, disse que enxerga em Juliana a representante que lutará por melhorias na região
Seguindo a mesma linha de raciocínio de Carlson, o coordenador da Secretaria Municipal de Esportes, Bernardo Lapuente, mais conhecido como Bernardo ‘Q-Odor’, também destacou os grandes feitos que a deputada Juliana tem empreendido por Parnaíba, principalmente destinando recursos de emendas parlamentares para a cidade e também denunciando na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), os desmandos petistas. ‘Q-Odor’ falou ainda das obras deixas por Zé Filho, como pavimentação de ruas e avenidas, entre outros.

O ex-vereador Gerivaldo Benício alertou a população a ficar vigilante quanto aos candidatos corruptos e oportunistas que somente aparecem nos bairros em período eleitoral e que depois ignoram as demandas das comunidades. Por fim, o suplente de vereador do Partido Popular Socialista (PPS) e presidente da Associação Comunitária dos Moradores do Colina do Alvorada I e II (ACCA), Arnaldo Bessa, ratificou seu apoio a Juliana, Zé Filho e ao candidato a governador, Luciano Nunes, por acreditar e enxergar neles a solução para muitos dos problemas enfrentados pelos moradores do Colina do Alvorada, pois eles são parnaibanos e sentem os reclamos da população.

Por Luzia Paula

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Quadrilha de estelionatários de Parnaíba é presa aplicando golpe em São Bernardo


A polícia civil de São Bernardo no estado do Maranhão, prendeu em flagrante nesta terça-feira (28), grupo especializado em aplicar golpes de estelionato nos Estados do Maranhão e Piauí.

A quadrilha comprava bens de valores consideráveis, tais como celulares, TVs e/ou outros aparelhos eletroeletrônicos fazendo uso de documentos e declarações falsas.

As investigações se iniciaram em parceria com a polícia civil do Estado do Piauí onde também já haviam aplicado golpes no comércio de Parnaíba. Foram presas 3 (três) pessoas e todas responderão pelos crimes de uso de documento falso, falsidade ideológica, estelionato, além de associação criminosa, tudo em concurso material.

A polícia civil do Maranhão solicitada que eventuais vítimas compareceram à delegacia a fim de que também possam reconhecer os criminosos em outros golpes por eles praticados.

Fonte: Blog Romério Carvalho

Jornalista Camila Neto aclamada Rainha da Imprensa 2018

Jornalista Camila Neto
A escolha foi feita entre os jornalistas presentes à reunião da Associação dos Comunicadores Sociais de Parnaíba – Ascompar, realizada no fim de semana último, na Fundação Raul Barcellar. De comum acordo, eles aclamaram a jornalista Camila Neto como a Rainha da Imprensa 2018, que vai participar de todos os eventos programados para a 56ª Semana da Imprensa, que será realizada no período de 10 a 16 de setembro de 2018.

Atualmente fazendo uma pós-graduação em “Telejornalismo e Convivência de Mídias”, em Teresina, Camila é formada em Comunicação Social na Universidade Católica de Brasília e mora em Parnaíba já há alguns anos. Aqui trabalhou como repórter na TV Delta, de onde se desligou para prosseguir estudos. Depois foi assessora de imprensa na Câmara Municipal de Parnaíba e hoje é responsável pelos blogs “PHB Notícias” e “blogdobsilva”, além de compor a equipe do jornal “Tribuna do Litoral”, impresso que circula em Parnaíba desde 2013.

Camila é atuante, competente. Dessas repórteres admiráveis que vivem a profissão na sua essência, sempre buscando formar e informar. E faz o um casamento perfeito entre o texto que escreve e a imagem que capta com sua ferramenta de trabalho que lhe é essencial – a máquina fotográfica. Vista, talvez, talvez, por esse ângulo, vai ver que saiu daí a decisão pela escolha dela para reinar entre os comunicadores locais, durante um ano inteiro. Parabéns, cara colega!

Por Bernardo Silva

DATA AZ: Wilson Martins se destaca em 1º na corrida pelo Senado; Ciro é o segundo

Na primeira pesquisa do Instituto Data AZ em todo o Estado, após homologados os nomes de candidatos a senador, o ex-governador Wilson Martins (PSB) aparece distanciado dos demais concorrentes, liderando com 25,36%, mais de dez pontos percentuais à frente do segundo colocado, o senador Ciro Nogueira (Progressistas), que tem 14,48% das intenções de voto na sondagem estimulada.

Wilson Martins, Ciro Nogueira, Frank Aguiar e Robert Rios (Reprodução: Data AZ)

O terceiro colocado, mas tecnicamente empatado com Ciro, é o cantor Frank Aguiar (PRB), que tem 13,20% das intenções de voto. Aguiar teve seu nome liminarmente impugnado pela Justiça Eleitoral, mas está recorrendo da decisão.

Robert Rios (DEM), com 10,08% das intenções de voto é o quarto colocado. Se considerada a margem de erro da pesquisa, de 2,77% para mais ou para menos, ele está empatado estatisticamente com Marcelo Castro (MDB), quinto colocado, que tem 9,28% das intenções de voto.

Pesquisa Estimulada para o Senado (reprodução: Data AZ)
Pontuaram também na pesquisa com índice acima de um ponto percentual os candidatos Quem Quem (Avante), com 2,64% e Antônio José Lira (PSL), com 1,44%.

Outros candidatos ficaram com menos de um por cento das intenções de voto, enquanto eleitores indecisos somaram 81,52%, e brancos e nulos chegam a 36,96%.

Destaque-se que os percentuais de intenções de voto, mais brancos, nulos e indecisos somam 200% em razão de o eleitor ter direito a escolher dois candidatos a senador.

PESQUISA ESPONTÂNEA

Na pesquisa espontânea, também estão em primeiro e segundo lugar o ex-governador Wilson Martins e o senador Ciro Nogueira.

Pesquisa Espontânea para Senado (reprodução: Data AZ)
Martins aparece com 8,72% das intenções de voto, enquanto Ciro tem 4,80%. Frank Aguiar aparece em terceiro, com 2,96%, um pouco acima de Marcelo Castro, com 2,72% e Robert Rios 2.40%.
Nenhum outro nome reuniu mais que um ponto percentual em intenções de voto na sondagem espontânea, que aponta para 148,80% de indecisos e 28,40% de nulos e brancos.

Também neste caso, a soma das intenções de votos, indecisos, nulos e brancos é de 200% porque o eleitor vai votar duas vezes para senador. 
Ciro tem maior certeza de voto entre candidatos com mais intenções de voto

Entre os cinco candidatos com melhor performance nas intenções de voto para senador, Ciro Nogueira é o que tem a maior certeza de voto: 58,01% dos eleitores do Progressista não trocariam seu candidato por outro. Os eleitores que Ciro que mudariam de candidatos somam 41,44%, com 0,55% de indecisos.

Marcelo Castro é o segundo em certeza de voto entre os candidatos melhor situados na pesquisa, com 51,72% dos seus eleitores não admitindo mudar de candidato, com 47,41% podendo votar em outro nome.

Somam 49,09% os eleitores de Wilson Martins que não mudariam de candidato, contra 47,95% que admitem trocá-lo por outro nome, havendo 2,21% de indecisos.

O percentual da certeza de voto em Frank Aguiar é de 49,09%, o mesmo de Wilson Martins, com 48,48% admitindo mudança de candidato e 2,42% de indecisos.

A certeza do voto no eleitor de Robert Rios é de 50%, com 46,03% admitindo mudar de candidato.

CERTEZA ABSOLUTA
Se entre os candidatos melhor situados chega-se a ter metade dos eleitores admitindo trocar de candidato, há uma certeza absoluta de voto em candidatos com baixo desempenho na pesquisa: 100% dos eleitores que declararam votos em, Genival Oliveira (PSC), Gervásio Santos (PSTU) e Fausto Ripardo (PCB) não trocam seus candidatos.

Mas detalhe: na pesquisa somente um eleitor declarou votos em favor deles, ou que significa que se optasse por mudar de voto haveria neles uma incerteza total.

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Total de entrevistas: 1.250.
Municípios pesquisados: 65 nos 12 territórios de desenvolvimento.
Margem de erro da pesquisa: 2,77% para mais ou para menos
Nível de confiança: 95%.
Data de realização: 24 a 27 de agostos de 2018.
Realizador e contratante: Instituto Data AZ
Registro na Justiça Eleitoral: PI01161/2018

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Terceirizados do Estado do Piauí entrarão em greve novamente

(Foto: Divulgação)
Com os salários novamente atrasados, cerca de 15 mil servidores terceirizados do Estado do Piauí podem paralisar as atividades. Hoje pela manhã (29), os terceirizados de Teresina fizeram uma assembleia para discutirem sobre a possibilidade da greve, além de alinharem os principais pontos revindicados ao governador Wellington Dias (PT). Entre as propostas, eles pedem a normalização do pagamento dos salários, para que os mesmos sejam efetuados em dia, atualização do depósito do FGTS, além de direito a férias, entre outros. Entre os órgãos mais afetados estão o Detran, a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e o Hospital Getúlio Vargas (FGV).

Em entrevista no início da tarde desta quarta-feira (29) ao Jornal do Piauí da TV Cidade Verde, o auxiliar administrativo do Sindicato dos Trabalhadores Terceirizados do Piauí, Luciano Rodrigues, denunciou que há mais de um ano o governo não deposita o FGTS de alguns servidores.

“São muitos acordos não cumpridos. Veio um representante do governo conversar com a gente pedir para esperarmos e somente no dia 15 de setembro eles verão a questão do pagamento. Ou seja, serão mais dois meses de atraso. Perguntei pra ele: Você acha justo seu filho lhe pedir comida e você responder, ‘não meu filho, espere 15 dias para comer’. Não dá, precisamos resolver essa questão com urgência”, pontuou.

O secretário estadual de Administração, Ricardo Pontes, disse que a programação do pagamento está sendo efetuada na medida do possível, sendo que em alguns órgãos já foi efetuado o pagamento de junho e já estão pagando o mês de julho.

Já nesta quarta-feira, as atividades no Detran de Teresina foram prejudicadas porque os terceirizados do órgão se recusaram a atender alegando atraso de salário. Ainda de acordo com o sindicato, a greve deverá ser deflagrada em todo o Piauí.

Da Redação de O Piauí

Veja ranking das maiores e menores cidades do Piauí, segundo o IBGE

Duas cidades do Piauí concentram um terço da população total do estado
Foto: Hérlon Moraes
O IBGE divulgou nesta quarta-feira (29) as estimativas das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros, com data de referência em 1º de julho de 2018. Estima-se que o Brasil tenha 208,5 milhões de habitantes e uma taxa de crescimento populacional de 0,82% entre 2017 e 2018.

A população estimada no Piauí é de 3.264.531. O estado tem a segunda menor população do Nordeste, perdendo apenas para Sergipe, que tem 2.278.308 habitantes.

Nacionalmente, quatro estados têm população inferior: Acre (869.265); Roraima (576.568) e Amapá (829.494) e Mato Grosso do Sul (2.748.023).
Os municípios piauienses com mais de 30 mil habitantes
1) Teresina - 861.442
2) Parnaiba - 152.653
3) Picos - 78.002
4) Piripiri - 63.694
5) Floriano - 59.840
6) Barras - 46.941
7) Campo Maior - 46.770
8) União - 44.396
9) Altos - 40.440
10) Esperantina - 39.621
11) José de Freitas - 39.072
12) Pedro II - 38.704
13) Oeiras - 36.971
14) São Raimundo Nonato - 34.535
15) Miguel Alves - 33.684
16) Luís Correia - 30.177
Ou seja, as duas maiores cidades piauienses concentram mais de um terço da população total do estado, que tem 224 municípios. E as 15 maiores cidades concentram a metade da população.

A capital do estado, Teresina, é a 21ª cidade mais populosa do país, com 0,41% do total, segundo o levantamento.

O Piauí tem o município com a menor população do país. Trata-se de Miguel Leão, distante 98 km de Teresina, que tem 1.250 habitantes.
Veja abaixo as menores cidades do estado, em relação à população:
1) Miguel Leão - 1.250
2) Santo Antônio dos Milagres - 2.155
3) São Miguel da Baixa Grande - 2.449
4) Olho D'Água do Piauí - 2.449
5) Pedro Laurentino - 2.529
6) Aroeiras do Itaim - 2.551
7) Floresta do Piauí - 2.556
8) São Luís do Piauí - 2.642
9) Porto Alegre do Piauí - 2.700
10) Tanque do Piauí - 2.756
11) Lagoinha do Piauí - 2.831
12) Tamboril do Piauí - 2.908
13) Vila Nova do Piauí - 2.990
14) São Félix do Piauí - 2.954
15) Novo Santo Antônio - 2.979
A pesquisa

As estimativas populacionais municipais são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União no cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e são referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos.

As populações dos municípios foram estimadas por um procedimento matemático e são o resultado da distribuição das populações dos estados, projetadas por métodos demográficos, entre seus diversos municípios.

Os 20 municípios mais populosos do Piauí
O método baseia-se na projeção da população estadual e na tendência de crescimento dos municípios, delineada pelas populações municipais captadas nos dois últimos Censos Demográficos (2000 e 2010). As estimativas municipais também incorporam alterações de limites territoriais municipais ocorridas após 2010.

A tabela com a população estimada para cada município foi publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.) de hoje.

Fonte: Cidade Verde

"Candidatos estão copiando meu plano de governo", diz Romualdo

Foto: Lidia Brito/Cidadeverde.com
O candidato a governador Romualdo Seno afirma que os demais candidatos estão copiando o plano de governo apresentado por ele. Romualdo afirma que foi o primeiro a falar sobre a redução da máquina administrativa.

Ele afirma que a proposta é uma reivindicação da população. O candidato também defende a redução do número de comissionados.

"Quem realmente foi o primeiro a trazer esse projeto fui eu. Os outros candidatos estão copiando meu plano de governo. Eu disse no meu plano de governo que vamos diminuir mais da metade de secretarias, eliminar essas coordenadorias que foram criadas apenas para cargo político. Vamos acabar com esses quase 20 mil cargos de comissão, isso é um absurdo. Vamos acabar com as assessorias especiais e com isso enxugar a máquina para que ela fique leve. Vamos economizar R$ 1 bilhão e investir onde é necessário. A necessidade do Piauí não é dar cargo para político, mas atender as necessidades do povo", destacou.

Romualdo afirma que as principais reivindicações da população dizem respeito a temas como segurança e saúde.

"Hoje o eleitor precisa de segurança de alta qualidade. Eu vou trabalhar por isso. As pessoas precisam de uma saúde de qualidade. Hoje está um caos. Quero investir R$ 300 milhões na saúde", destacou.

Cidade Verde

Saldo do Aniversário Paraíba será nesta quinta e sexta-feira

Bandidos roubam fiação subterrânea da Praia da Pedra do Sal

Operários contabilizam o prejuízo deixado pelos bandidos
Já tão esquecida pelo governo do Estado e pela secretaria estadual de Turismo, que tem à frente o candidato a deputado estadual, Flávio Nogueira Filho (PDT), a praia da Pedra do Sal foi mais uma vez alvo da bandidagem. Desta vez levaram praticamente toda a fiação subterrânea da orla marítima, prejudicando enormemente os proprietários de restaurantes e bares, que inclusive, relatam o roubo frequente aos estabelecimentos. 
Flávio Nogueira Filho com Wellington Dias durante cerimônia na praia para a assinatura da obra de serviço para a urbanização da orla marítima
No total, foram roubados cerca de 400 metros de cabo de cobre. Nem o Parque Eólico Complexo Delta da Ômega Energia escapou, sendo que a fiação da geradora de energia elétrica por meio do vento, também foi subtraída pelos infratores. Na semana passada, os bandidos já haviam levado uma caixa d’água de 5 mil litros de um dos bares. 

Vídeo de proprietário de um bar na praia em protesto contra a falta de segurança

Revoltada, dona Lucilene Maria (denunciante do vídeo acima), integrante da Associação dos Comerciantes de Bares e Restaurante da Praia da Pedra do Sal, disse que quando o governador Wellington Dias (PT) este na praia, em junho deste ano, quando assinou a ordem de serviço para a lendária urbanização da orla marítima da Praia da Pedra do Sal, ela entregou pessoalmente nas mãos dele um documento redigido pelos comerciantes revindicando principalmente segurança. 


“Eu entreguei pessoalmente o documento nas mãos dele, mas infelizmente este político só vem à nossa região pedir voto e depois desaparece, esquece da gente. Não aguentamos mais, isso é uma vergonha”, protestou a comerciante. 

Por Luzia Paula

terça-feira, 28 de agosto de 2018

Influencer Letícia Veras dá dicas de vestidos de formatura

A blogueira, influencer digital e modelo Letícia Veras, que está cursando o 4° período do curso de Estética e Cosmetologia na Faculdade Maurício de Nassau, não vê a hora de realizar o tão almejado sonho da titulação e, como obviamente a bela arrasa em qualquer ocasião, ela já começou a experimentar os vestidos para a festa de formatura.

A loja escolhida foi o Armazém Paraíba da Avenida Presidente Getúlio Vargas, no Centro de Parnaíba, que possui uma vasta variedade de confecções, calçados, tecidos e acessórios para todas as ocasiões. Um dos grandes diferenciais da loja, é que a pessoa escolhe o tecido e a estilista Hortência Araújo desenha o modelo escolhido pelo cliente sem nenhum custo adicional. Letícia confessou que “a barriga gelou” ao experimentar o primeiro vestido, um longo super chique.

“Hoje fui formanda por um dia e juro que a emoção começou a partir do momento que fui no Armazém Paraíba fazer a escolha dos vestidos. Na primeira prova me arrepiei por estar vivendo esse momento divino, só de imaginar que a minha formatura está pertinho!”, exclamou a modelo.

Abaixo, ela mesma descreve o trabalho incrível da equipe que a preparou para o ensaio com os longos do Armazém Paraíba: 

Cabelo: Sampaio Silene foi responsável por esse penteado lindo. Trabalho maravilho e com um cuidado único. Ela fez do jeitinho que eu queria.
Make: euzinha
Locação: Residência da Jeisa Renata. “Ela me salvou nos 45 minutos do segundo tempo, pois havíamos planejado outro local, mas a pessoa responsável não estava lá. No final, a locação ficou maravilhosa, compondo nosso cenário”.
Acessórios: Lyana Acessorios
Filmagens: FZ Imagens (Franzé Souza)
Foto: Vinícius Veras

Capitão Fábio Abreu reúne eleitorado no bairro Dirceu I

(Foto: Divulgação Facebook)
O candidato a deputado federal pelo Partido da República (PR), Fábio Abreu, reuniu-se na noite desta segunda-feira (27), na Rua da Copa, no bairro Dirceu I, na capital Teresina. Lá ele conversou com moradores e falou sobre os recursos que destinou para o calçamento de ruas da região.
(Foto: Divulgação Facebook)
(Foto: Divulgação Facebook)
(Foto: Divulgação Facebook)

Educadores e estudantes de psicologia aderem a candidatura de Juliana

Vereador Carlson Pessoa e deputada Juliana ao lado da educadora Rosalina Viana
Após caminhada realizada na tarde desta segunda-feira (27) no bairro João XXIII, a candidata a deputada federal, Juliana Moraes Souza (PSB), reuniu-se na residência da educadora e coordenadora do projeto Novo Mais Educação, Rosalina Viana, no bairro Pindorama. 

A área da casa destinada a reuniões a lazer ficou pequena para o grande número de participantes, muitos deles educadores, que lotaram o ambiente. A deputada agradeceu o carinho e confiança dos presentes e garantiu que sendo eleita, eles terão uma legítima representante de Parnaíba lutando pela cidade na Câmara Federal.

“Este é mais um desafio na minha vida que encaro com muita coragem, responsabilidade e missão porque é inadmissível Parnaíba não ter nenhum representante na Câmara Federal. Os que aí estão só vêm à nossa cidade na época de eleição e no restante dos quatro anos nada deixam de investimentos, projetos e melhorias para o nosso povo. Basta olhar a situação do Heda, do caos na educação e no sucateamento das polícias civil e militar, a falta de segurança pública. Parnaíba merece muito mais e é por essas melhorias que vou lutar. Juntos vamos dar a volta por cima”, garantiu a deputada sob aplausos da plateia. 




O vereador, líder do governo municipal na Câmara de Parnaíba e o único parlamentar a aderir a campanha de Juliana, Carlson Pessoa (PPS), externou ao público os motivos que o levaram a apoiar a deputada, destacando as latentes necessidade da população que estão entre os projetos da deputada para Parnaíba, como destinação de recursos para a construção de creches e escolas de tempo integral, por exemplo.
Carlson Pessoa e sua equipe nas ruas do bairro João XXIII durante caminhada da deputada realizada na tarde desta segunda-feira (27)

Além dos professores, outras classes profissionais também endossaram seu a candidata, como a estudante de psicologia, Francisca Fontenele, uma das coordenadoras do projeto Janeiro Branco em Parnaíba, cujo foco é colocar os temas da saúde mental em máxima evidência na sociedade, como forma de prevenção e de combate ao adoecimento emocional da população.
Francisca Fontenele articula com Juliana sobre implantação do projeto Janeiro Branco a nível estadual. Lei já faz parte do calendário do município de Parnaíba, após proposição na Câmara de autoria do vereador Carlson Pessoa.
“A deputada disse que podemos contar com o apoio dela e vamos organizar a equipe do projeto para levarmos a pauta detalhada pra ela porque nossa intenção é que o Janeiro Branco passe a fazer parte do calendário estadual”, concluiu Francisca. 




Por Luzia Paula. Fotos: Daniel Paixão

Orquestra Jovem do Sesc se apresentará em setembro no Parnaíba Shopping

A Orquestra Jovem do Sesc se apresentará no dia 22 de setembro no Parnaíba Shopping em comemoração aos seus 14 anos. Entrada gratuita.

Marcelo Castro faz giro pelo Sul do Piauí e visita cinco municípios em um dia

O último sábado (25) foi de agenda cheia para Marcelo Castro, que disputa uma vaga ao senado pela coligação “A Vitória Com A Força do Povo”. O emedebista passou pelas cidades de Floriano, Nazaré do Piauí, São Francisco do Piauí, Jerumenha e Guadalupe, município que comemorou 89 anos de emancipação política na respectiva data.

Ao lado do governador Wellington Dias e de Ciro Nogueira, a agenda do ‘time do povo’ foi intercalada entre lançamentos de candidaturas de deputados estaduais e federais, caminhadas e encontros com lideranças das cidades, entre eles, o professor de Matemática do IFPI, André Melo.

“Como professor, como militante dos movimentos sociais estou aqui com muita tranquilidade para dizer que o candidato Marcelo Castro é um dos que mais olha pelo Piauí. Aqui em nossa cidade de Floriano tem ajudado na saúde e na mobilidade urbana, ou seja, temos de fato diversos trabalhos desse que foi e é historicamente um dos grandes deputados federais do Piauí”, considerou.

Entre os diversos recursos destinados ao município enquanto deputado, Marcelo Castro destacou emendas na ordem de três milhões para pavimentação asfáltica, além de 56 milhões de reais para a implantação do sistema de esgotamento sanitário da cidade, contemplando mais de 80 mil pessoas. “Coloquei muitas verbas aqui para Floriano, são dezenas de ruas, quilômetros de ruas calçadas com recursos que mandei aqui para a cidade e tenho a obra mais importante de Floriano já construída em qualquer época que é o saneamento básico, uma luta minha”, disse.

Se para equipar o Hospital de Floriano, Castro destinou cerca de um R$ 1,7 milhão, em Paes Landim, o prefeito Gutim conta que o postulante a vaga de senador deixou a Unidade Básica de Saúde funcionando completamente. “Queria aqui agradecer ao deputado Marcelo Castro pelas imensas obras que tem feito em nosso município, onde enquanto Ministro da Saúde colocou nossa UBS em pleno funcionamento, além de destinar várias emendas para a construção estradas vicinais”, agradeceu Gutim, durante a passeata realizada na cidade de São Francisco do Piauí.

Nas cinco cidades por onde passou, Marcelo Castro fez questão de frisar a sua nova missão nesta campanha. “Viemos aqui para dizer que queremos ir a Brasília, não mais como deputado federal, mas como Senador da República para poder trabalhar muito mais do que o que a gente já trabalhava para desenvolver o nosso estado, trazer o progresso, gerar emprego, gerar renda, melhorar a saúde, a educação, infraestrutura, enfim, melhorar a vida das pessoas porque essa é nossa obrigação”, afirmou.

Marcelo Castro esteve acompanhado do Ministro das Cidades, Alexandre Baldy; do prefeito de Floriano, Joel Silva; da prefeita de Jerumenha, Aldara Pinto e da ex-prefeita Chirlene Araújo; do prefeito de Nazaré do Piauí, Nonato de Abílio e da prefeita de Guadalupe, Neidinha, além de candidatos a deputado federal e estadual.

Fonte: Ascom

Suspeito de tráfico é posto em liberdade por falta de material para perícia no interior do Piauí

Delegacia Regional de Picos, no Piauí (Foto: Divulgação/Portal Riachão Net)
Delegacia Regional de Picos, no Piauí (Foto: Divulgação/Portal Riachão Net)
Na última sexta-feira (24), a Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia Regional de Picos, efetuou a prisão de Pedro Cristóvão Rodrigues, suspeito de tráfico de drogas. Ele foi flagrado com 43 trouxas de maconha, mas logo em seguida foi posto em liberdade porque a perícia não dispunha de reagente para testar a droga.

Jonatas Brasil, delegado titular da Delegacia de Picos, explicou a situação. “A equipe de investigação conseguiu localizar três traficantes, nós pedimos as buscas e o promotor deu o parecer favorável. Nós só dispúnhamos de duas viaturas, então tivemos que optar por dois alvos. Dos dois, um estava com cocaína e o outro com maconha. Fizemos todo o procedimento para lavrar o flagrante, mas quando o perito criminal chegou, ele periciou apenas a cocaína, e alegou que não podia fazer a da maconha porque estava em falta o reagente para o teste”, declarou.

O delegado afirmou, ainda, que a lei exige um laudo pericial para lavrar o auto de prisão em flagrante. “Sem o laudo pericial, eu não posso prendê-lo em flagrante, porque seria caracterizado como abuso de autoridade”, completa.

A maconha foi encaminhada para Teresina para ser devidamente testada. Após os testes, será emitido um laudo definitivo, o suspeito será autuado pelo crime de tráfico de entorpecentes e irá responder pelo crime em liberdade.

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí emitiu uma nota se pronunciando sobre o caso.

Confira a nota na íntegra:
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) informa que foi comunicada sobre a falta do reagente ainda na semana passada e que entrou em contato com os responsáveis pela perícia na região para fazer o reabastecimento no local. A tendência é que o serviço seja normalizado nos próximos dias.

Do G1 PI

Pacientes relatam momentos de terror durante assalto no Heda

Hospital Estadual Dirceu Arcoverde
A falta de segurança em Parnaíba está totalmente fora de controle e a bandidagem não respeita nem mesmo os doentes. Ontem à noite (27), o terror tomou conta do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), quando de acordo com testemunhas, quatro bandidos pularam o muro dos fundos do hospital e levaram quatro celulares de pacientes e acompanhantes. 
Jovem relata o ocorrido. Por estar de acompanhante dentro do hospital, ela pediu
para não ter a identidade revelada
Muro do hospital, na rua Salomão Pedro Alelaf, por onde bandidos teriam entrado
(Imagem divulgação: Google Maps)
A direção da unidade de saúde nega que houve assalto, no entanto, a reportagem do blog O Piauí conversou com uma mulher que estava na Clínica Cirúrgica do hospital como acompanhante da esposa do primo dela e confirmou a informação. De acordo com ela, foi um pânico geral no corredor da clínica, pois os assaltantes estavam armados com faca e não há nenhum policiamento.


“Os ladrões estavam fazendo ronda aqui e não tem nenhum vigia. Os que têm ficam lá na frente e até eles chegarem aqui nos fundos, os bandidos já tem ido embora. A direção do hospital está negando, mas houve o assalto sim e as enfermeiras vieram nos quartos pedir pra gente fechar as portas e não sair de jeito nenhum. Foi uma correria total, isso é uma falta de respeito com os doentes. Está mais seguro dentro do presídio do que aqui dentro”, afirmou a fonte que pediu para não ter o nome revelado. 

Além da falta de segurança, o Heda enfrenta outros problemas crônicos como falta de leitos, filas gigantestas, falta de estrutura, de higiene e diversas outras reclamações da população. O mais curioso é que o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto (PT), é parnaibano e nem assim, conforme ressalta a população, tem lutado por melhorias no único hospital de grande porte da região. Seguindo a mesma linha de abandono de Florentino, o Capitão Fábio Abreu, deixou a segurança do Estado para concorrer nas eleições deste ano a deputado federal pelo Partido da República (PR). Fora o episódio de ontem, pacientes e acompanhantes relataram ainda que assaltos no Heda têm sido corriqueiros.

Da Redação de O Piauí

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Mega Feirão do Paraíba de Buriti dos Lopes começa hoje (27)

Não pecar o Mega Feirão do Armazém Paraíba nos setores de confecções, caçados, cama, mesa e banho. Será de 27 a 29 de agosto.

E no setor de moda tudo em até 10% sem juros nos cartões: Paraíba, Master Card, Visa e Credishop.

Não perca tempo e corra para o Armazém Paraiba de Buriti dos Lopes e aproveite o Mega Feirão, nos dias 27, 28 e 29 de agosto.

Em Parnaíba, criança de 2 anos pede festa de aniversário com o tema ‘caminhão do lixo’

João Artur completou dois anos nesse sábado (24) e, apesar da pouca idade, respondeu de imediato quando a mãe, a vendedora Lhuara Oliveira, perguntou qual tema o pequeno queria para sua festa de aniversário: “o lixo”, foi a resposta. A mãe conta que o menino é fascinado pelo enorme caminhão de coleta do lixo que ele vê nas ruas da cidade.
Menino ganhou festa e presente com o tema "caminhão do lixo". (Foto: Lhuara Oliveira/Arquivo pessoal)
A resposta não surpreendeu a mãe, porque ela diz que ele sempre gostou do caminhão e de interagir com os trabalhadores.

“Há um bom tempo ele tem essa admiração, por conta das crianças na rua que ficam vendo e falam com os rapazes que ficam no caminhão. Se ele vê o carro do lixo passando e a gente não vai atrás, ele fica inquieto, precisa falar com eles”, contou Lhuara.
João Artur é "apaixonado" pelo caminhão e gosta de interagir com os trabalhadores. (Foto: Lhuara Oliveira/Arquivo pessoal)
Segundo ela, após o pedido do tema da festa, foi difícil pensar em uma solução para o bolo e decoração, mas a questão foi resolvida com a ajuda de uma amiga.

“Uma amiga tem um marido que trabalha na empresa que faz o serviço, aí decidimos fazer uma festinha lá, só um bolo e refrigerantes, para atender o pedido dele”.
João Artur ganhou presente especial no seu aniversário. (Foto: Lhuara Oliveira/Arquivo pessoal)
A empresa SN Ambiental, responsável pela coleta na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí, atendeu o pedido de João Artur. “Ele ficou muito feliz quando ele viu todos os rapazes, o caminhão, foi muita felicidade. Ele é apaixonado por eles”, disse Lhuara.

O aniversário teve um presente especial: um caminhão de brinquedo parecido com aquele que fascina o menino nas ruas da cidade. Ao chegar em casa, ele só falava disso. “’O lixo, o lixo’, ele ficava mostrando o presente e falando pra todo mundo da festa que ele teve”.

Nas redes sociais, a mãe agradeceu à empresa pela possibilidade de realizar o pedido do filho. “O João Arthur pediu o aniversário com o tema “O Lixo”, pq ele gosta muito do “carrão” e dos amigos dele que andam no carro, aí foi o jeito realizar essa vontade. Gostaria de agradecer toda a equipe SN ambiental por realizar essa vontade, muito obrigada”.

Por Maria Romero/G1