Foto: Lucas Sousa/Portal AZ
No momento as equipes estão na sede da Secretaria de Educação do Estado do Piauí (Seduc). Estão sendo cumpridos 14 mandados de prisão preventiva, 9 mandados de prisão temporária e 40 mandados de busca e apreensão, nos municípios Teresina/PI, São João da Serra/PI, Olho D’Água do Piauí/PI e Coelho Neto/MA. A deflagração conta com a participação de 170 policiais federais e de 9 auditores da CGU.
A investigação revelou a existência de um grupo de empresas que vêm atuando conjuntamente na realização de fraudes em licitações, com a participação de agentes públicos, resultando na contratação do objeto da licitação com valores superiores ao valor real do serviço, causando um prejuízo aos cofres públicos na média de 40% dos valores pagos às empresas contratadas.
Foto: Lucas Sousa/Portal AZ
As empresas investigadas receberam, entre 2013 e 2017, pelo menos R$ 297 milhões pagos por mais de 40 prefeituras municipais e pelo Governo do Estado do Piauí, envolvendo transporte escolar e locação de veículos. O valor do potencial prejuízo ao erário no período é superior a R$ 119 milhões.
O superintendente de ensino da Seduc, Carlos Alberto, deixou o prédio da secretaria por volta das 09:00 e não quis falar com a imprensa.
Superintendente de ensino da Seduc, Carlos Alberto (Foto: Lucas Sousa/Portal AZ)
Operação
O nome Topique é alusivo ao termo popularmente utilizado para se referir aos veículos utilizados no transporte escolar.
Fonte: Portal AZ
Nenhum comentário:
Postar um comentário