segunda-feira, 29 de outubro de 2018

SPMIP realiza mais um Mutirão contra os cânceres ginecológicos


Neste sábado (27), o Hospital e Maternidade Marques Basto (SPMIP) promoveu mais um grande mutirão de prevenção contra os cânceres ginecológicos. Por meio do projeto Outubro Rosa realizado no hospital, foram feitos exames gratuitos para centenas de mulheres parnaibanas como PCCU e mamografia.



De acordo com a médica infectologista Renata Beltrão, este ano a unidade de saúde conseguiu ofertar mais exames em comparação aos mutirões do ano passado, atendendo ainda mais pacientes.


“A população de Parnaíba e região está mais consciente e informada quanto a importância do cuidado que precisa ter com a saúde. Essa população já tem a informação de que aqui no Hospital Marques Bastos são realizados todos os exames preventivos contra o câncer e as pessoas estão procurando bem mais o que é muito importante para o diagnóstico precoce da doença”, informou a médica.

O evento teve a coordenação dos gestores do hospital, os doutores Edgar Veras e Mirocles Veras.

Por Luzia Paula, com fotos de Gleitowney Miranda

domingo, 28 de outubro de 2018

Casal é preso acusado de tráfico de drogas em Buriti dos Lopes


Foram presos por volta das 18h desta sexta-feira (26), sob acusação do crime de tráfico drogas, o padeiro Jorge Walison Rodrigues Viana, de 20 anos, e sua companheira Amanda Jennyfer Pinheiro de Amorim, 19 anos.

A prisão foi efetuada pela guarnição do GPM de Buriti dos Lopes sob comando do tenente Souza Filho, na residência do casal localizada à Rua Jonas Escócio Filho, nº 527, bairro Campo Redondo, no município de Buriti dos Lopes.

A polícia chegou ao endereço depois de denúncia anônima, que na casa investigada funcionava uma boca de fumo. Foram apreendidas 15 pedras de crack e mais um pedaço da mesma substância pesando cerca de 20 gramas, além de R$ 190 reais em dinheiro trocado.

O casal foi encaminhado à central de flagrantes em Parnaíba. Amanda Jennyfer fez questão de ser conduzida para central de flagrantes, 'pois se não fosse presa temia morrer', informou o tenente ao delegado plantonista. O casal foi autuado nos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.



Jornal da Parnaíba com informações do Portal do Catita

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

CRAS de Parnaíba e região realizam atendimento à população sobre o desligamento do sinal analógico de TV

Nos locais, a população poderá realizar o agendamento para retirada dos kits gratuitos e tirar dúvidas sobre o desligamento do sinal analógico, que acontecerá na região em 05 de dezembro

A Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável pelo processo de migração do sinal de TV no Brasil, firmou parcerias com as prefeituras de Parnaíba, Ilha Grande e Araioses para atender à população nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), com intuito de orientá-la sobre o desligamento do sinal analógico de TV, que acontecerá no dia 05 de dezembro na região. 

Nos CRAS a população também poderá verificar se tem direito ao kit gratuito (com antena digital, e conversor com controle remoto), que está sendo distribuído pela Seja Digital às famílias que têm direito, e realizar o agendamento para retirada dos equipamentos em um dos pontos de distribuição disponíveis em Parnaíba, Ilha Grande e Araioses.

O desligamento do sinal analógico de TV fará com que a programação dos canais abertos seja transmitida apenas pelo sinal digital. Para continuar assistindo à programação após o dia 05 de dezembro, todas as residências da região precisam ter uma antena digital e um aparelho de televisão preparado para receber o sinal digital.

"O nosso objetivo é que a informação sobre o processo de desligamento do sinal analógico de TV chegue a toda população para que ela possa se preparar o quanto antes para receber o sinal digital e viver essa nova experiência. Não queremos deixar ninguém para trás, por isso firmamos uma parceria com a prefeitura e vamos realizar os atendimentos nos CRAS", explica Luciane Soares, gerente regional da Seja Digital.

Segue abaixo a lista com os endereços dos CRAS que estão realizando este atendimento:


Parnaíba-PI

CRAS PIAUI (CÉU DAS ARTES)
Rua DR. Climacode Carvalho,s/n, Conj. Bethânia
Bairro Piauí

CRAS JOÃO XIII
Rua Corinto Trindade, n° 456
Bairro João XXIII

CRAS  SÃO VICENTE DE PAULA
Rua Antonio Firmino Cruz, n° 400
Bairro São Vicente de Paula

CRAS MENDONÇA CLARK
Rua Dr. João Goulart, n° 380
Bairro Mendonça Clark

CRAS ALTO SANTA MARIA
Rua São Pedro, n° 263
Bairro Alto Santa Maria



CRAS BAIXA DA CARNAÚBA
Rua Projetada 05, n°15
Baixa da Carnaúba

CRAS ILHA GRANDE
Rua Iran Araújo, n° 125
Bairro Ilha Grande

APAE
Rua Afonso Pena, n° 1025
Bairro são Francisco

CENTRO SOCIAL SÃO FRANCISCO-PARQUE ESTEVÃO
Rua Sebastião Bernardo Silva,S/N
Bairro Parque Estevão

IGREJA EVANGÉLICA MONTE MORIÁ
Av. Coronel Lucas, n° 1291
Bairro Nova Parnaíba

Ilha Grande-PI

SECRETARIA DE TURISMO
Endereço: Av. Martins Ribeiro, n° 315
Bairro Centro

CRAS CENTRO
Endereço: Rua São Vicente de Paulo, n° 1200
Bairro Centro

CRAS  LABINO
Endereço: Estrada da  Pedra do Sal. (Próximo ao Posto de Saúde)

ESCOLA MUNICIPAL SANTA JOANA D’ARC
Endereço: Estrada do Leite, n° 280
Barro Vermelho



Polícia Militar desarticula quadrilha de assaltantes em Parnaíba


Delegado João Rodrigo Luna

Por conta da apreensão de uma moto e dois adolescentes apreendidos na manhã de quarta-feira (24), a polícia militar localizou e prendeu no período da tarde o dono da motocicleta que era usada pelos menores nos assaltos ocorridos em Parnaíba.

Francisco Joniel da Silva Martins, de 25 anos, residente no conjunto Dom Rufino III, foi autuado pelo delegado Rodrigo Luna nos crimes de roubo e adulteração.

Francisco Joniel da Silva Martins, proprietário da moto usada pelos menores e acusado de envolvimento nos roubos.

Os menores usando um revólver calibre 32 com duas munições intactas no tambor, roubaram um estagiário do IBGE na Rua Francisco Severiano, bairro Campos, por volta das 10hs da manhã.

Da vítima foi levado um dispositivo de coleta de dados de propriedade do IBGE, além de um celular. O garupeiro de 16 anos apontou o revólver para cabeça da vítima durante o assalto e fugiu com seu comparsa na motocicleta de placa fria.

Menores acusados de assaltos em Parnaíba

A patrulha da polícia militar coordenada pelo sargento C. Antônio foi acionada pelo COPOM para atender uma ocorrência de roubo nas proximidades do CAIC por volta das 10h30 da manhã.

Neste momento, uma senhora pede parada da viatura informando que acabara de sofrer uma tentativa de assalto na Rua Itaúna, bairro Piauí, por dois elementos numa moto preta.

Moto usada pelos menores para praticar assaltos em Parnaíba.

Os policiais saíram em diligência e localizaram os suspeitos que fugiram quando avistaram a viatura. Na perseguição, a dupla levou uma queda de moto e foram capturados. Antes de darem entrada na Central de Flagrantes, foram levados ao hospital.

Dono da motocicleta usada pelos adolescentes foi encaminhado a Central de Flagrantes. O delegado João Rodrigo Luna, enquadrou o trio nos crimes de roubo e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

Revolver e munições usadas pelos menores para render as vítimas de assalto.

Os adolescentes seriam levados para o Complexo do Menor no bairro Nova Parnaíba e Francisco Joniel para audiência de custódia. Na frente do delegado, um jogou a culpa no outro pela posse da arma e dos roubos.

O menor de 17 anos contou ao delegado Rodrigo Luna que sofreu uma tentativa de homicídio há cerca de 5 dias no bairro Planalto. Um desafeto teria disparado 5 vezes contra ele.

Francisco Joniel da Silva Martins, dono da moto, sendo conduzido para a Central de Flagrantes.

A placa da moto foi adulterada com fita isolante: do I foi feito um T e do 9 foi feito um 8







Arma de fogo, munições e celulares das vítimas foram encontrados com os menores apreendidos.

Portal do Catita

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Eleitor que não votou no primeiro turno pode votar no segundo


O eleitor que não votou no primeiro turno das Eleições 2018, ocorrido em 7 de outubro, poderá votar no segundo turno, em 28 de outubro, desde que esteja em situação regular com a Justiça Eleitoral. Ou seja, o Título Eleitoral precisa se encontrar ativo, não podendo estar cancelado ou suspenso.

A Justiça Eleitoral considera cada turno de votação como uma eleição independente e o não comparecimento à primeira rodada de votação não impede o comparecimento às urnas no segundo turno. Além da escolha do próximo presidente da República, no próximo dia 28 de outubro os eleitores definirão o nome de governadores de 13 estados e do Distrito Federal, bem como os prefeitos de 19 cidades.

Exatamente por ser uma eleição independente, o eleitor ausente no primeiro turno é obrigado a justificar a ausência. A mesma regra vale para o cidadão que não votar no segundo turno. Ou seja, quem não comparecer às urnas nos dois turnos, deverá apresentar duas justificativas à Justiça Eleitoral. De qualquer modo, o eleitor que ainda não tiver justificado sua ausência no primeiro turno não está impedido de votar no segundo exatamente porque têm até 60 dias para fazê-lo.

A justificativa pode ser feita por meio de um Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) que deve ser entregue pessoalmente em qualquer cartório eleitoral ou ser enviado, por via postal, ao juiz da zona eleitoral onde o eleitor está inscrito.

Os endereços dos cartórios eleitorais podem ser obtidos no Portal do TSE. O prazo para envio é de 60 dias após cada turno da votação. A RJE deve ser acompanhada de documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito.

A justificativa de ausência na votação também pode ser feita por meio do Sistema Justifica. A ferramenta permite a apresentação do RJE pela internet após a eleição. Ao acessar o sistema, o eleitor deverá informar os dados pessoais, declarar o motivo da ausência às urnas e anexar documentação comprobatória digitalizada. O RJE é encaminhado para zona eleitoral a que o eleitor pertence e um código de protocolo é gerado para acompanhamento do processo.

Fonte: TSE

Pesquisa e pescadores: um diálogo sobre gestão dos recursos pesqueiros na região da APA Delta do Parnaíba


No ultimo dia 13 uma equipe do Projeto Rotas da Conservação esteve reunido com pescadores da comunidade da praia da Pedra do Sal, município de Parnaíba, para iniciar os trabalhos de Etnoconhecimentos.

“Trata-se de uma proposta de pesquisa utilizada para investigar o conhecimento ecológico local sobre o ciclo de vida do camurupim e da tartaruga-de-couro e trabalhar de forma coletiva, no processo de manutenção dos ambientes marinhos e os recursos naturais de forma sustentável, explicou a coordenadora do projeto Werlanne Magalhães”.

Contudo, o projeto busca através do Etnoconhecimento e das inovações tecno-científicas identificar os elementos que possam ser utilizados como instrumentos de gestão dos recursos pesqueiros da região. Resultados da Pesquisa irão subsidiar o plano de manejo para a espécie do camurupim.

De acordo com Werlanne Magalhães a participação dos pescadores nesse processo de construção é muito importante, pois além da valorização dos saberes das comunidades tradicionais é possível fazer levantamentos relevantes para a ciência.

O projeto de Pesquisa sobre o Etnoconhecimento foi cadastrado na Plataforma Brasil e avaliado pelo comitê de ética da Universidade Estadual do Piauí - UESPI.

Projeto Rotas da Conservação é executado pelo Instituto Tartarugas do Delta e financiado pela Shell Brasil com recursos da cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Cláusulas P&D) dos contratos de concessão da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

terça-feira, 23 de outubro de 2018

Da balada ao trabalho, vá com looks do Paraíba

Calças e saias que mesclam descontração e elegância, são uma grande aposta para você trabalhar bem vestida e ainda marcar uns "pontinhos a mais" na sua imagem pessoal
O Armazém Paraíba possui o melhor da moda nacional atendendo aos gostos mais exigentes da mulherada, indo desde looks de balada ao trabalho. Se inspire nas lindas peças do Armazém Paraíba do Centro da cidade e arrase em qualquer ocasião.
Looks para a balada você também encontra no Paraíba
 
 No Armazém Paraíba suas compras podem ser adquiridas no Cartão Paraíba e nos demais cartões dividido em até 10 vezes, sem juros.

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Parnaibana concorre em SP ao título de adolescente mais bonita do Brasil

  
A adolescente parnaibana Quézia Diniz, 17 anos, viajou esta semana representando o Piauí para a cidade de Olímpia, em São Paulo, onde participará amanhã (20), da final do Concurso Miss Teen Brasil 2019. Quézia está em confinamento com outras modelos de todo o País e tem a missão de trazer a faixa para o Piauí, tornando-se assim a adolescente mais bonita do Brasil no mundo da beleza e da moda.

À esquerdauézia na rodoviária de Parnaíba, onde onde embarcou para Fortaleza a fim de pegar o voo. Na foto à direita, modelo já no aeroporto de São Paulo.
Entre os torcedores e incentivadores do sonho da jovem parnaibana está a mãe dela, Nita Diniz, que diz que a filha enfrentou diversas lutas para chegar até a cidade de Olímpia, em São Paulo, sendo que até um bingo foi feito a fim de arrecadar recursos para a viagem da modelo.
A modelo com o estilista Beto Costa e com a coach de imagem, Allane Machado. Ambos estão assessorando a jovem em São Paulo.
A escolha da miss será transmitida neste sábado, a partir das 19:00, ao vivo pelo instagram do concurso: www.instagram.com/missteenbrasiloficial
Amigos, admiradores e familiares da modelo foram prestar apoio e se despedir da jovem na rodoviária de Parnaíba
De vestido rosa, de dentro do confinamento Quézia posa para foto ao lado de
concorrentes de outros Estados





Maior referência na luta contra o suicídio virá a Parnaíba no dia 26 de novembro

Uma das maiores referências da prevenção e posvenção do suicídio em âmbito nacional, Karina Okajima Fukumitsu, minitrará uma palestra em Parnaíba, PI, no dia 26 de novembro, a partir das 16:00. 

A palestra é voltada para alunos de psicologia e profissionais da área e acontecerá no auditório da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), antiga UFPI.

Inscrições e informações pelos telefones: (86) 9 9415-3099 (Cíntia Pinto) ou 9 8782-7470 (Lino Veras).

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Campeonato Piauiense 2019 poderá ser realizado com 8 clubes

Os clubes filiados à Federação de Futebol do Piauí (FFP) participaram nesta terça-feira (16) de uma assembleia geral convocada pelo presidente da entidade, Cesarino Oliveira. O encontro serviu para tratar sobre calendário do futebol para o ano que vem, sobre a alteração na data da prestação de contas e, ainda, sobre a Série A do Campeonato Piauiense de 2019, que deverá ser realizada com até oito clubes.

Participaram do encontro os representantes de 4 de Julho, Altos, Comercial, Ferroviário, Flamengo, Piauí, Picos, Timon e Tiradentes. O Caiçara também esteve presente na reunião, mas em razão de pendências financeiras junto à FFP não teve direito a voto. Cori-Sabbá, Parnahyba e River não enviaram representantes.
Os últimos estaduais realizados pela FFP contaram com a participação de apenas seis times. Com o intuito de deixar o campeonato ainda mais competitivo, atraindo o público e patrocinadores, a federação lançou para os clubes a proposta de realização do Piauiense 2019 com oito equipes. A idéia foi aprovada por unanimidade entre os presentes e deverá ser encaminhada ao Ministério dos Esportes – também responsável pela indicação dos dois novos participantes.

- Em 2017 e 2018 não tivemos a Série B do Campeonato Piauiense, que é a competição responsável pelo acesso. Por esta razão, é preciso que seja encaminhado um documento ao Ministério dos Esportes apresentando a proposta aprovada de inclusão de mais dois clubes e solicitando que eles indiquem quais serão esses clubes, já que neste caso a federação não pode fazer convite – disse Cesarino Oliveira.
Ainda segundo o presidente, o documento com o pedido deverá ser encaminhado ainda esta semana. Logo após a resposta do ministério será marcada a reunião do Conselho Arbitral, onde serão discutidos a tabela, o modo de disputa e o regulamento da competição.

Dar redação do Jornal da Parnaíba

Ofertas da semana no Armazém Paraíba





sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Programa Segundo Tempo: Atividades recreativas marcam comemorações do Dia da Criança na Capitania

 Com muita animação e alegria, o “Programa Segundo Tempo – Forças no Esporte (Profesp)”, que assiste 100 crianças na faixa etária de 6 a 18 anos, promoveu um dia especial com brincadeiras, pinturas, guloseimas e diversão para todas elas, em alusão ao Dia das Crianças, comemorado oficialmente em todo País no dia 12 de outubro. O evento aconteceu na Capitania dos Portos do Piauí, nesta quinta-feira, integrando todos os participantes do Programa,

O evento foi marcado por uma programação bem diversificada com momentos de alegria e festa. As crianças se esbaldaram com as atividades oferecidas.


A Lívia Bianca Oliveira, de 10, disse que amou compartilhar essa comemoração com amigos. “Estou feliz por participar dessa festa, porque estou compartilhando esse dia com meus amigos. Eu falo que o projeto mudou muito minha vida. Aprendi a respeitar as outras pessoas, independente das nossas diferenças. Quero seguir aqui até eu completar meus 18 anos e seguir a carreira militar”, enfatizou.

Ruan Pablo, 15 anos, era um dos mais animados e contou que gostou muito da festa. “Eu estou no projeto há dois anos. Fico feliz de estar perto dos meus amigos e comemorar com eles a data de hoje, que é muito especial. O programa me ajudou a sair da rua e ficar longe das drogas”, falou.

De acordo com o Capitão de Fragata Dante, Capitão dos Portos do Piauí, a festa foi do agrado de todos. “Hoje é um momento especial para nossos alunos do Profesp. E neste evento contamos com a participação da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar) e uma equipe de voluntários. Hoje foi um dia glorioso e feliz. Vamos realizar novos eventos e assim vamos fortalecer esse projeto”, relatou o Capitão.


Para o coordenador do Programa, suboficial Carlos Henrique Rodrigues, o Profesp  tem um papel muito importante na vida de cada criança e destacou a comemoração dessa data com eles. “Aqui as crianças brincam, se divertem, aprendem. Sem falar que é um ambiente que tem carinho, porém com disciplina”, falou o suboficial.

O Programa Segundo Tempo – Forças no Esporte (PROFESP) é um programa desenvolvido pelo Ministério da Defesa, em parceria com Ministério do Esporte, Ministério do Desenvolvimento Social, com a Secretaria Nacional da Juventude, sendo supervisionado pelas Forças Armadas. O objetivo do programa é atender crianças com idade de 6 a 18 anos, devidamente matriculadas nas escolas públicas. Atualmente são 108 crianças, adolescentes e jovens que fazem parte do Programa, que é executado de maneira exitosa pela Capitania dos Portos.

Fotos e Texto: Camila Neto