1,3 milhões de piauienses estão abaixo da linha da pobreza (Foto: Arquivo/O Dia) |
Em relação a 2014, o relatório mostra um aumento de 80 mil pessoas na linha de corte que diferencia pobres e não pobres, quando 39,9% da população piauiense, ou 1,2 milhões de pessoas, estavam em situação de pobreza. No mesmo ano, 299 mil habitantes recebiam rendimentos inferiores a R$ 145 mensais.
Teresina
Em Teresina, o índice de pessoas em situação de pobreza é menor, no entanto, ainda alarmante. Em 2018, 29,3% da população estava abaixo da linha da pobreza. Ao todo, são 252 mil pessoas recebendo valores que as vão impedir de participar plenamente em sociedade, o que se traduz, por exemplo, em dificuldades para comprar alimentos, despesas de habitação, transporte, etc. O cenário é ainda pior para 5,3% população teresinense que está abaixo da linha da extrema pobreza, o que equivale a 45 mil habitantes.
Se comparado com o ano de 2014, o número de pessoas abaixo da linha de extrema pobreza aumento mais que sete vezes. Na época, seis mil habitantes se encontram na linha de extrema pobreza, enquanto o total de pessoas com rendimentos de R$ 420 per capita por mês era de 168 mil.
Por: Nathalia Amaral
Nenhum comentário:
Postar um comentário