quinta-feira, 30 de abril de 2020

Parnaibana oferece recompensa para quem encontrar documentos perdidos

Adriana Alves  da Silva Tavares perdeu todos os documentos dela como Carteira de Identidade, CNH e o8  documentos do carro, além de uma quantia em dinheiro. 
O RG do filho dela, Victor Emmanuel, também se perdeu. Ela oferece recompensa para quem vier a encontrar os documentos.

De acordo com Adriana, o fato ocorreu no último sábado (25), entre o Mercado da Caramuru e o Elizeu Martins Supermercados da Avenida Primeiro Machado.

Qualquer informação, por favor entrar em contato com o número  (85) 9 9806-4797.

CRM-PI emite Nota de Repúdio contra postagem da vice-governadora do Piauí

Os(as) Conselheiros(as) que compõem o Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí – CRM-PI vêm a público REPUDIAR a atitude da senhora vice-governadora do Estado do Piauí, Regina Sousa, a qual publicou, na sua conta na rede social Twitter, na data de 28.04.2020, postagem de outrem que fez comentários descabidos, injustos e ofensivos direcionados à classe médica nacional. Consta da postagem original: “Médicos Brasileiros preferem que as pessoas morram do que ter concorrência de médicos de Cuba. Mesmo que essa concorrência seja só pra provar que muitos médicos brasileiros são tão incompetentes quanto o Ministro da Saúde Nelson do 3° Reich!”.
Não bastasse a ofensividade da postagem por si só, a senhora vice-governadora do Estado do Piauí, que assim se identifica na rede social, além de publicar tal mensagem em sua própria conta no Twitter, acrescentou os termos “Racistas e xenófobos”. Em nova postagem, datada de 29.04.2020, a senhora vice-governadora do Estado do Piauí ratificou a mensagem em questão, agravando ainda mais o teor desrespeitoso da mensagem: “Num momento em que se antecipa a diplomação de jovens, que nem terminaram seus cursos,mas estão nos hospitais salvando vidas. Rejeitar os cubanos é racismo e xenofobia, isso eu reafirmo.” Com efeito, o que se espera, sobretudo neste momento de combate à pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19), é que os médicos e demais profissionais de saúde tenham o devido reconhecimento e respeito por estarem na linha de frente dessa árdua batalha, a qual tem vitimado inclusive estes profissionais que têm colocado em risco suas próprias vidas em prol da vida de seus pacientes.
É sabido que, muito embora os esforços de todos os médicos, independentemente da nacionalidade, sejam muito bem-vindos nessa luta, é necessário o cumprimento dos requisitos legais para atuação em território brasileiro. Assim, comentários desrespeitosos e ofensivos desta natureza, além de completamente incompatíveis com a postura que se espera de quem ocupa relevante cargo, são totalmente inadmissíveis e inaceitáveis.
Lamenta-se ainda que, neste momento em que se espera a atenção do poder público no sentido de garantir aos profissionais de saúde os recursos necessários para a prestação de um serviço de saúde de qualidade, a Senhora Vice-Governadora do Estado do Piauí, Regina Sousa, não tenha o mínimo de ponderação para analisar a real situação da saúde em nosso Estado antes de ratificar comentários fora da realidade e que afrontam aqueles que trabalham muito com poucos recursos. Por fim, este Conselho Regional de Medicina, ao tempo em que solicita que a Senhora Vice-Governadora do Estado do Piauí, Regina Sousa, apresente retratação pública em relação ao caso, informa que ajuizará a medida judicial cabível, sempre objetivando coibir o desrespeito aos profissionais médicos.
Teresina-PI, 29 de abril de 2020.
MÍRIAN PERPÉTUA PALHA DIAS PARENTE PRESIDENTE CORPO DE CONSELHEIROS DO CRM-PI

CIPTur prende dupla com cocaína e crack em Luiz Correia


Foi apreendido cocaína, 19 pedras de crack e a importância de R$ 231 reais

Equipe de serviço da CIPTur (Companhia Independente de Policiamento Turísitico) composta pelo tenente Mesquita Júnior, sargento Carlos Souza e soldado Nikolas, conduziu para Central de Flagrantes, em Parnaíba (PI) nesta noite de quarta-feira (29), dois suspeitos de tráficos de drogas.

A patrulha fazia rondas na região do bairro Atalaia em Luiz Correia (PI) quando abordou dois homens de motocicleta próximos a torre em atitude suspeita. Após uma revista pessoal, foi encontrada em posse do piloto da moto uma pequena substância análoga a cocaína.

Os militares ainda apreenderam um frasco contendo 19 pedras de crack e a importância de R$ 231 reais em dinheiro trocado, caracterizando o crime de tráfico de drogas.

Jornal da Parnaíba com informações do Portal do Catita

domingo, 26 de abril de 2020

Morre Valdir Fontenele, inspetor da Polícia Rodoviária Federal

Valdir Fontenele de Brito
Informamos, ainda, que o seu corpo está sendo velado no salão de velório do Cemitério Jardim Eterno IV, situado na BR 343, km 07, bairro Sabiazal.

O sepultamento previsto para hoje (dia 26) às 18h00min no cemitério da Funeral Prev.

"Não podemos deixar de ressaltar aqui, a grande contribuição e os valorosos serviços realizados pelo Sr. Valdir, quando esteve na Polícia Rodoviária Federal. Neste momento triste, estendemos os nossos sinceros votos de pesar a família enlutada, os amigos e todos os demais conhecidos do Sr. Valdir".

Fonte: Portal do Catita

ADRA Parnaíba distribui sopa e alimentos no Parque José Estevão


A Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), realizou uma ação social com distribuição de alimentos e sopa do Parque José Estevão, em Parnaíba, PI. O ato de solidariedade ao próximo aconteceu neste sábado (25), sob a organização dos membros da ADRA Parnaíba da Igreja Adventista do Bairro Piauí.


“Deus nos chama para viver com amor. Isso significa que precisamos amar as pessoas à nossa volta e neste sábado fizemos novamente a distribuição de sopa e donativos na região do Parque José Estevão, cuja população é bem necessitada”, disse um dos organizadores da ação, Douglas Azevedo, juntamente com o pastor Glaubercy Borges.



Siga a ADRA Parnaíba no Instagram: https://www.instagram.com/adra.parnaiba/

quinta-feira, 23 de abril de 2020

MPF investiga denúncias de desvio de recursos destinados ao combate a pandemia no Piauí


O Ministério Público Federal (MPF) investiga denúncias de desvio de recursos federais destinados à saúde dos municípios e do estado do Piauí. O procurador regional dos Direitos do Cidadão, Kelston Lages, requisitou que à Secretaria de saúde do Piauí (Sesapi) informe os gastos com contratações e o plano de ações que está sendo desenvolvido em relação ao combate e tratamento da Covid-19.

Em entrevista à TV Clube, nesta quarta-feira (22), o procurador disse que o objetivo é identificar a não aplicação ou o superfaturamento de recursos. Segundo Kelston Lages, o MPF está cobrando a informação dos gastos, com o destino dos recursos que estão sendo aplicados. Ele explicou que os gestores devem prestar contas de todas as movimentações.

"O MPF tem pedido a relação dos dados, o montante dos recursos que têm sido repassados pela União ao estado e aos municípios, as contratações e quem são os contratados, além de questionar se estes gastos estão sendo publicados nos portais de transparência", disse.
Apesar de ser permitida por lei a compra de equipamentos sem licitação durante a pandemia, devido à urgência de atender a população, existem regras a serem cumpridas. Por exemplo, os valores dos produtos não devem ser superiores aos valores de mercado.

"O objeto a ser contratado tem que estar bem descrito e o valor, que é o mais importante, deve atender um parâmetro de tabela utilizado pela administração pública na aquisição de seus bens e serviços", finalizou o procurador.


Sesapi vai criar Portal da Transparência
Em resposta, o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, informou que a Sesapi está dialogando com a Controladoria Geral da União para aprimorar a transparência na divulgação de gastos públicos no combate à Covid-19. Ele informou que no site da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) há um campo específico para que todos os cidadãos possam pesquisar como está sendo aplicado o recurso destinado ao estado.

"Estamos num esforço de nos antecipar à demanda que vai surgir. Estamos verificando todos os hospitais regionais e tendo relatórios diários e conferências semanalmente com os diretores para que estejam prontos na hora da necessidade", pontuou.

Fonte: G1/PI

UFDPar forma a primeira turma de medicina

A Universidade Federal do Delta Parnaíba (UFDPar) realizou na tarde desta terça-feira (21), a formatura de 21 graduados da primeira turma de Bacharelado em Medicina que teve início no ano de 2014. "Foram anos de muitas lutas, descréditos, incertezas e até brigas (risos), mas conseguimos vencer e hoje estamos vivendo uma grande realização em momento ímpar em nosso País!, disse uma formanda.

A tão sonhada e esperada turma de medicina de Parnaíba, hoje é realidade" disse o reitor  Alex Marinho. Os novos profissionais tiveram a formatura antecipada, conforme recomendação do Ministério da Educação, através da Portaria nº 374/2020, devido a necessidade de profissionais da saúde atuando diante da pandemia  do coronavírus.

Segundo o reitor da instituição, os alunos cumpriram todas as recomendações do MEC, como o cumprimento de 75% da carga horária prevista para o período de internato. Diante da problemática sanitária causada pelo Covid-19 a secretária de Saúde do município Rejane Moreira, falou que a Prefeitura de Parnaíba está analisando a contratação dos novos profissionais da saúde.

"Tudo irá passar pela análise da nossa equipe, para identificarmos quem tem mais aptidão para o enfrentamento da covid-19", afirmou a secretária. Emocionada a nova médica Anna Carolina, relembrou dos momentos marcantes no início do curso, " foram dias difíceis, dias de saudades, de solidão, mas hoje estamos aqui. Vencemos! Sou muito feliz por ter chegado até aqui, gratidão pela minha turma", falou a nova médica.

Fonte: Ufpi - Campus Parnaíba

quarta-feira, 22 de abril de 2020

Doações de sangue caem drasticamente no Hemopi de Parnaíba e voluntários fazem campanha

 
Integrantes Liga acadêmica da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), estão fazendo uma campanha de doação de sangue em virtude da grande redução dos estoques de bolsas no Hemopi de Parnaíba por causa do isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus (Covid-19). 

O agendamento para as doações ocorre de forma organizada como forma de prevenção contra o Covid-19. Também está sendo fornecido transporte gratuito para os doadores. O translado é feito da UFDPar até o Hemopi.

O que é preciso para doar?
- Ter entre 16 a 69 anos de idade (menores de 18 anos necessitam de autorização do responsável);
- Estar em boas condições de saúde;
- Pesar no mínimo 50 kg;
- Estar bem alimentado;
- Não apresentar sintomas gripais nos últimos 30 dias.

Agende seu atendimento pelos números:
(86) 3321-2854 (Hemopi - Parnaíba)
(86) 98894-7159 (Hemopi - Parnaíba)
(86) 99465-4983 (Ellen Jane) ou pelo IG:@liah.ufpi

Doe. Seu sangue pode salvar vidas!

terça-feira, 21 de abril de 2020

Prefeito de Teresina pede desculpas e repudia ação de PMs em condução de lojista que descumpriu decreto: 'absurdo'

Lojista passou mal após ser detido pelos policiais em Teresina — Foto: Reprodução

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), usou as redes sociais na noite dessa segunda-feira (21) para pedir desculpas ao lojista que passou mal após ser detido e algemado por policiais militares ao descumprir decreto de fechamento do comércio. Ele repudiou os excessos cometidos durante a ação de fiscalização.

Um lojista passou mal após ser detido pela Polícia Militar na manhã desta segunda-feira (20), no Parque Piauí, Zona Sul de Teresina. Moradores e comerciantes revoltados gravaram vídeos da ocorrência e chegaram a gritar com os policiais: "ele não é bandido, tira a algema dele".
00:00/03:16
Lojista passa mal após ser detido ao descumprir decreto em Teresina
"Acabei de ver as imagens dos excessos cometidos durante as ações de fiscalização das medidas restritivas adotadas para o enfrentamento da pandemia em Teresina. Absurdo!", declarou.

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), usou as redes sociais na noite dessa segunda-feira (21) para pedir desculpas ao lojista que passou mal após ser detido e algemado por policiais militares ao descumprir decreto de fechamento do comércio. Ele repudiou os excessos cometidos durante a ação de fiscalização.

Um lojista passou mal após ser detido pela Polícia Militar na manhã desta segunda-feira (20), no Parque Piauí, Zona Sul de Teresina. Moradores e comerciantes revoltados gravaram vídeos da ocorrência e chegaram a gritar com os policiais: "ele não é bandido, tira a algema dele".
00:00/03:16
Lojista passa mal após ser detido ao descumprir decreto em Teresina
"Acabei de ver as imagens dos excessos cometidos durante as ações de fiscalização das medidas restritivas adotadas para o enfrentamento da pandemia em Teresina. Absurdo!", declarou.

Fonte: G1 PI