domingo, 31 de janeiro de 2021

“Lutarei pela redução da desigualdade social”, afirma Enfermeiro Taylon durante entrevista

Enfermeiro Taylon
O vereador Taylon Oliveira Andrades, mais conhecido como Enfermeiro Taylon, foi eleito no último pleito eleitoral do dia 15 de novembro pelo Partido Republicano da Ordem Social (PROS) com 1.072 votos. O parnaibano tem 32 anos, é enfermeiro e agora vereador.

Em entrevista à assessoria da Câmara Municipal de Parnaíba (CMP), ele falou sobre suas pretensões de trabalho na esfera pública-política.

“Vou iniciar minha legislatura nos próximos quatro anos na cidade de Parnaíba onde fui eleito por 1.072 eleitores, mas nós queremos afirmar que agora sou vereador do município e vamos lutar por todos. Quero fazer um mandato participativo onde a gente possa ser a voz das pessoas mais esquecidas e mais excluídas ao longo desses anos”, disse.

A perspectiva do vereador é colocar em pauta vários projetos na área da saúde, do esporte, da cultura e da assistência social. “Fizemos uma campanha muito intensa nas zonas rurais e nas periferias, onde nós observamos melhorias que podem gerar uma alavanca na qualidade de vida dessas pessoas. Então, temos vários projetos que iremos colocar em pauta durante as sessões da Câmara Municipal que precisam ser aprovados para mudar de fato a realidade dos menos favorecidos e tentar reduzir a desigualdade social”, disse.

Taylon é graduado em enfermagem pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Sua carreira como funcionário público efetivo na saúde teve início em 2014, no Centro Obstétrico do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda). Lá, durante quatro anos, desempenhou a função de coordenador.

Taylon foi secretário municipal de Saúde de Cocal de 2019 a 2020 e estudante de direito pela Unissau. Tem uma vasta experiência na gestão de saúde no município vizinho, atuando nas funções de coordenador de Vigilância Epidemiológica, coordenador da Atenção Básica e diretor do Hospital Joaquim Vieira De Brito (HJVB).

O vereador também foi professor nos cursos técnicos de enfermagem e preceptor em estágio do curso de enfermagem da Uninassau. Foi plantonista da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Maternidade Marques Bastos e plantonista da Sala de Estabilização do Heda.

Ascom/CMP

Câmara de Parnaíba recebe sanitização em prevenção ao Covid-19

Na manhã deste sábado (30), o presidente da Câmara Municipal de Parnaíba (CMP), Carlson Pessoa (DEM), reforçou as medidas de prevenção contra o coronavírus. Com apoio da Prefeitura de Parnaíba, por meio da secretária de Saúde, Leidiane Pio Barros, o local foi todo sanitizado.
O presidente ressaltou que a sanitização é uma medida muito importante, principalmente nesse momento de pandemia.
“São medidas necessárias para que o trabalho no Legislativo continue em segurança. No dia 2 de fevereiro irá acontecer a abertura do ano legislativo. Queremos preservar a integridade dos vereadores e dos nossos servidores. Por isso, não podemos relaxar no combate ao coronavírus e providenciamos todas as medidas cabíveis para resguardar nosso pessoal”, afirmou Carlson.
Além da sanitização, já foram instalados em vários pontos totem com álcool em gel e na recepção do prédio, servidores, vereadores e visitantes passam por aferição da temperatura corporal.

Ascom / CMP

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Parnaíba vacinou 100% dos profissionais da linha de frente e amplia 1ª etapa

Todos os profissionais da rede municipal de saúde que trabalham na extrema linha de frente no combate ao Covid-19 em Parnaíba, já receberam a primeira dose da CoronaVac. A informação foi dada pela secretária municipal de Saúde, Leidiane Pio, ao presidente da Câmara dos Vereadores de Parnaíba, Carlson Pessoa (DEM), mediante solicitação do presidente da Casa.

Leidiane explica que dada a quantidade limitada do imunizante, primeiramente foram contemplados os profissionais que atuam no Centro de Referência a Covid-19, na UTI, no Pronto Socorro Municipal e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

“Esses trabalhadores são aqueles que fazem parte do que chamamos de ‘prioridade da prioridade’. Estes já foram todos imunizados. Agora ampliamos a vacina para os agentes comunitários de saúde, para os servidores do Centro de Especialidades em Saúde (CES) e do Caps”, informou Leidiane.
Ainda de acordo com a secretária, quando toda a rede de colaboradores municipais da saúde estiverem protegidos, a vacinação será estendida para os que atuam nas instituições filantrópicas e, posteriormente, para os trabalhadores da rede privada.

Os idosos e pessoas com comorbidades ainda não serão vacinados neste momento, mas deverão ser o grupo prioritário da próxima etapa.

Ascom

Pesquisa nacional sobre a Covid-19 está sendo realizada em Parnaíba

A pesquisa epidemiológica nacional sobre Covid-19, Epicovid 19-BR, desenvolvida pela Universidade Federal de Pelotas e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com o patrocínio do Ministério da Saúde, chega a cidade de Parnaíba. E na manhã desta quinta-feira (28) os representantes dos laboratórios Citomed e Hermes Pardini visitaram o presidente da Câmara Municipal, Carlson Pessoa (DEM) para explicar como são realizadas as visitas domiciliares para aplicação da pesquisa de forma gratuita.

Foram selecionados 133 municípios do país, sendo que no estado do Piauí as cidades escolhidas foram São Raimundo Nonato, Picos, Corrente, Floriano, Teresina e Parnaíba. O intuito da pesquisa é estimar a quantidade aproximada de pessoas infectadas pela Covid-19.

Para o poder público é interessante saber o nível de contaminação para a tomada de medidas mais acertadas.

Segundo o biomédico e executivo do laboratório Hermes Pardini de Parnaíba e que está à frente do estudo, Antônio Carlos Moura, em Parnaíba a pesquisa está sendo aplicada em 200 residências.

"Em cada bairro a abordagem está sendo feita em 8 domicílios alocados dentro dos bairros selecionados dos 25 setores censitários de acordo com senso do IBGE. Durante a pesquisa, a pessoa responde a um questionário curto, onde é indagado se ela faz uso ou não das medidas de segurança sanitária, como uso da máscara e do álcool em gel, por exemplo. Depois a pessoa assina um termo de consentimento. Então, na casa mesmo do entrevistado é feita a coleta do material para o exame sorológico IGG Covid 19. Utilizamos esta metodologia por ser mais segura e mais específica, pois por meio do exame sorológico é possível saber se a pessoa tem anticorpos contra a doença”, explicou o biomédico.

Após 15 dias a pessoa é orientada a procurar o laboratório que está habilitado para as coletas do referido estudo. É lá que ela pegará o resultado. Aqui em Parnaíba o laboratório selecionado e parceiro da pesquisa Epicovid 19 é o Citomed que conta com o total apoio do Dr. Edésio Borges, André Fernandes e Dr. Letícia Chaves.

O presidente Carlson Pessoa finalizou a visita agradecendo o trabalhado que ambos os laboratórios estão desenvolvendo na cidade, que é de extrema importância nesse momento de pandemia, uma vez que os números de casos de infecção, internações e mortes por coronavírus se mantém altos em Parnaíba.

Ascom/CMP

De retorno à Casa, Renatinho afirma que dará continuidade aos seus projetos voltados para a comunidade

Vereador Renatinho
Quatro anos após as eleições municipais de 2016, Renatinho (PTB) volta à Câmara Municipal de Parnaíba, onde a partir do próximo dia 02 exercerá seu segundo mandato. O vereador foi eleito no sexto lugar com 1.716 votos. A primeira experiência dele no campo político foi no quadriênio 2013-2016.

Renatinho falou sobre as expectativas do seu mandato que, de acordo com ele, são muito positivas. “A expectativa para começar a trabalhar em prol da população é muito grande. Fui eleito novamente depois de quatro anos e, neste mandato, quero contar muito com o apoio do Poder Executivo para dar continuidade ao trabalho de quatro anos atrás”, disse.

O parlamentar falou também que sua campanha foi muito diferente das anteriores, devido não somente a pandemia, mas também por causa das novas tecnologias. O parlamentar precisou traçar estratégias para chegar a todos aqueles que já o conheciam e também às pessoas que precisavam conhecer suas propostas. “Foi uma campanha extremamente desafiadora”, lembra.

Ele destacou ainda algumas de suas prioridades. “Quero dialogar e defender a saúde, educação, segurança, esporte, infraestrutura urbana e desenvolvimento social”, pontuou.

Renato Bittencourt dos Santos tem 59 anos, pai de três filhos, avô da Isabel e do Rafael. É casado com Dona Carminha e aposentado pela antiga Cepisa.

Ascom/CMP

Vereadores formam comissão para debater o caso das famílias do Reis Veloso ameaçadas de despejo

O problema das famílias de uma região do Bairro Reis Veloso que estão ameaçadas de despejo iminente, foi debatido na noite desta quinta-feira (28) pelos vereadores de Parnaíba durante reunião realizada na Câmara sobre detalhes do início do ano legislativo. Por conta da pandemia e da crescente alta do número de pessoas infectadas no Piauí, a princípio os trabalhos legislativos ocorrerão no formato home office, com transmissão ao vivo pelo site e redes sociais da Câmara.Será criada uma comissão que irá elaborar um ofício a ser enviado à Câmara para posteriormente ser encaminhada ao prefeito Mão Santa (DEM) solicitando apoio do município quanto a questão. Por determinação do presidente da Câmara, Carlson Pessoa (DEM), foram nomeados para integrar a comissão os vereadores Ronaldo Prado (Cidadania), Batista do Catanduvas (Solidariedade), Zé Filho Caxingó (PL), Edcarlos Golveia (PP), Irmão Marquinhos (DEM) e a vereadora Neta Castelo Branco (DEM). Os parlamentares já estão envolvidos na causa, acompanhando de perto os reclamos dos moradores.Ainda durante a reunião, a líder do Governo Mão Santa na Câmara, vereadora Neta, entrou em contato com o gabinete do prefeito e agendou uma reunião dos membros da comissão com o gestor para esta sexta-feira (29), às 11:30.
Ascom /CMP

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Turismo, família e zona rural serão as principais prioridades do vereador reeleito Irmão Marquinhos

Irmão Marquinhos
Antônio Marcos do Nascimento Oliveira, conhecido como Irmão Marquinhos (DEM), foi reeleito com 1.7665 votos, sendo o terceiro mais bem votado da Câmara. Ele é comerciante, casado com Maria Alves Viana e pai de Adonias Alves Viana Oliveira.

Em seu segundo mandato, o vereador Irmão Marquinho acredita estar cada vez mais maduro. “As expectativas para o novo mandato são grandes. Estamos indo mais maduro para esta nova legislatura, mais experiente e a cidade de Parnaíba pode contar com um vereador mais aguerrido. Vamos priorizar a questão do turismo, que será a pauta que iremos dar mais foco de agora em diante. Também daremos prioridade para a zona rural, onde acontecem os maiores problemas”, disse

Irmão Marquinho também ressaltou que vai defender a bandeira da família. “Vamos apoiar a família e o povo evangélico. Como já é de conhecimento de toda a cidade, trabalhamos e temos uma sintonia como povo cristão. Vamos continuar com a mesma humildade, pedindo a Deus sabedoria para poder tocar esse mandato popular que Deus nos permitiu, com a força do povo e com responsabilidade”, afirmou.

O vereador é capelão pelo Centro Teológico Profissionalizante Gamaliel (CTPG), formado em Teologia pela Faculdade de Teologia Hokemãh - Núcleo de Parnaíba. Há vários anos exerce a função de presbítero da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, servindo como dirigente de diversas congregações da instituição religiosa.

O parlamentar iniciou sua carreira política em 2012, candidatando-se a uma das vagas da Câmara Municipal de Parnaíba, pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), com quase 700 votos, ficando com a 1ª suplência.

Em 2016 já no Partido Social Liberal (PSL), obteve êxito nas eleições com quase 1.200 votos, conquistando uma das 17 cadeiras na Câmara Municipal de Parnaíba, sendo eleito também para ocupar a 1º vice-presidência da Mesa Diretora para o ano de 2017.

Ascom / CMP

Armazém Paraíba passa a funcionar em novo horário: das 8:00 às 17:00


I Encontro Artista, Mostre Sua Arte é cancelado devido ao novo decreto estadual

Arlindo Leão
A Superintendência de Cultura de Parnaíba, entendendo ser a preservação da saúde dos parnaibanos um gesto de consciência cívica e ética, vem a público informar o cancelamento do “I Encontro Artista, Mostre Sua Arte!”. O evento cultural aconteceria por meio de apresentação de um concerto da Banda Municipal Simplício Dias, com a performance de artistas convidados e com a Vernissage de Beetholven Cunha, intitulada “Parnaíba e outras tentativas – Primeiras Criações Visuais”. Porém, em decorrência do Decreto Estadual N. 19.445, de 26 de janeiro de 2021, que dispõe sobre as medidas sanitárias para o enfrentamento da Covid-19, entrando em vigor na mesma data, o Encontro precisou ser cancelado.
Apesar do cancelamento da programação, as obras plásticas de Beetholven Cunha ficarão expostas na Casa Grande de Simplício Dias da Silva para visitação e aquisição a partir do dia 29 de janeiro de 2021, de acordo com os protocolos de segurança instituídos.

"Agradecemos a compreensão do público previamente convidado para aquela que seria uma noite de encantamento e de renovação cultural em nossa cidade", disse o superintendente municipal de Cultura, Arlindo Leão.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Batista do Catanduvas fala sobre o início do seu 1º mandato

Batista do Catanduvas
Presidente licenciado do Parnahyba Sport Club, Batista do Catanduvas foi eleito pelo Partido Solidariedade com 1.243 votos. Ele será um dos novos nomes a ocupar uma das 17 cadeiras da Câmara Municipal de Parnaíba.

O vereador sempre teve uma ligação muito forte com a área esportiva e cultural, mas ele anuncia que durante o exercício do seu mandato, também trabalhará em outras áreas. Em entrevista a assessoria da Câmara, Batista fala sobre a expectativa para seu primeiro mandato.

“As expectativas para o início do meu trabalho como vereador são as melhores possíveis, pois fui eleito pela primeira vez e agradeço a população que me deu esse voto de confiança. Por isso, vou fazer de tudo para retribuir a confiança com vários projetos e muito trabalho, principalmente nas comunidades mais afastadas. Também irei atrás de aprovar todos os projetos dentro da Casa Legislativa de interesse da nossa cidade de Parnaíba”, afirmou.

O parlamentar ressalta que foi eleito abraçando as bandeiras do esporte, da cultura e também do social. “Com toda certeza eu terei uma preocupação em batalhar e trabalhar pelo esporte, para que o esporte possa crescer cada vez mais. Quero trabalhar ainda pela cultura, mas não apenas pela quadrilha e o bumba-meu-boi, mas também pelo músico, pelos artistas, capoeiristas e para todos aqueles que fazem a cultura ser tão rica na nossa cidade. Durante meu mandato, irei desenvolver projetos que possam beneficiar todas as áreas, sejam no esporte, na cultura ou no social”.

Batista do Catanduvas tem 50 anos é parnaibano,“nascido e criado” em Parnaíba.

Ascom / CMP

Grupo de alunos da UFDPar fará manifesto pedindo a realização de aulas no sistema híbrido

Um grupo de alunos da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), farão um manifesto pacífico na próxima sexta-feira (29), reivindicando a realização de aulas por meio do sistema de ensino híbrido (mesclagem entre aulas on-line e presencial). O ato ocorrerá em frente a UFDPar e acontecerá com o envolvimento de alunos de vários cursos.

A manifestação seguirá os protocolos de biossegurança da Organização Mundial da Saúde (OMS), e tem por objetivo chamar a atenção do poder público e dos superiores da instituição para as necessidades dos estudantes.

“No dia 17 de março de 2020 a pandemia foi instalada oficialmente pela UFDPar, e, desde então, a Universidade se mostra inerte em nos ajudar a estruturarmos um ensino EAD completo. Em 7 de dezembro de 2020, houve a publicação em diário oficial da Portaria Nº 1.038 por parte do MEC, e, em 2021, houve a liberação do decreto estadual 19.429, permitindo a adoção de práticas em complemento ao EAD (ensino híbrido) respeitando as medidas sanitárias. No entanto, ao invés disso, a Universidade não toma medidas para conseguirmos avançar de período! Estamos há quase um ano no mesmo período e existem turmas de Medicina que só estão tendo UMA matéria de UMA hora por semana, em um curso cuja carga horária é altíssima! Nós como alunos nos sentimos frustrados, pois além dessa inércia, a comunicação com a Universidade não tem sido transparente, nem efetiva! Além disso, a maioria das outras universidades federais do nordeste vem adotando o ensino híbrido, a exemplo da UFC, da UFMA, e de outras universidades particulares, como UNINOVAFAPI e UNIFACID, além da IESVAP, que, especificamente, localiza-se em Parnaíba também, enquanto a UFDPar adota uma postura de inércia e falta de transparência”, protestou um dos alunos do curso de Medicina.

Fisioterapia especializada em Parnaíba é com o Dr. Daniel Mores de Oliveira

O fisioterapeuta Daniel Mores de Oliveira traz um novo conceito de fisioterapia para Parnaíba, trabalhando o paciente de forma integral, ou seja, nos aspectos físico, mental e espiritual.

Entre as suas especialidades, estão a traumato-ortopedia, neuro-funcional, respiratório, cardiopulmonar, reumatológica, geriátrica e pediátrica, aplicação de Kinesio Tapping, massagem funcional e RPG.

Agende seu horário através dos telefones: (86) 3321-3253 ou 99432-6434.

Dr. Maynard desmente fake news e divulga foto recebendo vacina contra Covid19

É falsa a notícia veiculada em alguns meios de comunicação (rede sociais) em que o médico Maynard Filho teria sido infectado pelo coronavírus. "Estou saudável, trabalhando de forma responsável, cumprindo todos os protocolos de higiene exigidas pelos órgãos de saúde; agradeço a todos pelas mensagens e preocupação", disse o médico em suas redes sociais.

Dr. Antônio Marçal também desmentiu boato
O médico Antônio Marçal também teve o nome veiculado a informação de que ele estaria com Covid-19. Assim como Maynard, Marçal também usou as redes sociais para desmentir o que classificou como "fake news".

"Com relação ao meu nome é FAKE NEWS e irresponsabilidade de quem publicou.
Com relação ao colegas, seria de bom alvitre ao blogueiro chegar a notícia. FAKE NEWS É CRIME!", diz a postagem.
Pelo Facebook médico Antônio Marçal desmentiu o boato
A mensagem falsa teria sido divulgada inicialmente em grupos de WhatsApp, com teor medo, causando certo alvoroço na cidade. A postagem cita os renomados médicos de Parnaíba, Maynard Filho, Marçal Filho, Paulo Augusto e Nivardo. 
Mensagem espalhada em grupos de WhatsApp de Parnaíba

Da Redação do Jornal da Parnaíba

VÍDEO: Governo baixa decreto ilegal tentando reparar sua negligência e incompetência

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac no Piauí, Valdeci Cavalcante, criticou o decreto assinado pelo governador Wellington Dias, restringindo o funcionamento do comércio no Piauí. Cavalcante enfatizou que o decreto é ilegal e tenta reparar possível incompetência do Governo do Estado no combate à Covid-19.

Assista no vídeo abaixo:
Advogado de carreira, Valdeci Cavalcante cita o artigo 30 da Constituição Federal que estabelece a competência dos municípios para legislar sobre assuntos de interesse local. Segundo o presidente da Fecomércio, o governador Wellington Dias usurpou a competência dos prefeitos ao editar o decreto estabelecendo medidas restritivas para o funcionamento do comércio, bares e restaurantes.

“O decreto é ilegal. O governador está usurpando o poder dos municípios. Eu recomendo aos prefeitos que cruzem os braços e não cumpram o decreto porque ele é ilegal”, frisa Valdeci Cavalcante ao dizer que o decreto também é injusto. Ele acredita que a restrição do comércio estabelecida pelo Governo do Estado é uma demonstração do que considera, negligência e incompetência nas ações de combate à Covid-19.

“O governador usou muito dinheiro público federal para montar hospitais de campanha, montar uma estrutura de combate à Covid e o que aconteceu? Logo, logo... embora mal montada, essa estrutura foi desmontada”, resume Valdeci ao citar que o governador do Piauí está prejudicando a classe empresarial e, por consequência, os trabalhadores.

O presidente da Fecomércio lembrou que na onda passada (Covid-19), o governo federal garantiu a suspensão dos contratos de trabalho e da jornada de trabalho arcando com as despesas e que agora não há nenhuma garantia para os empresários – o que ocasionará em centenas de demissões no comércio.

“Quem vai pagar a conta agora? Como nós empresários vamos pagar se os atos do governo do Estado levaram a grande maioria dos empresários à falência e ao endividamento e, mesmo assim nós mantemos os empregos”, lamenta, ao reforçar que o decreto condena os empresários à falência e a insolvência sentenciando os empregados e suas famílias à fome.

Ana Cláudia Coelho
Jornalista

Botijão de gás explode em pizzaria próxima ao Mirante, em Parnaíba

Um botijão de gás explodiu na noite desta terça-feira (26), em um restaurante e pizza situado no Ideal Center 2, na região do Mirante. Várias pessoas estavam no local, entre clientes e funcionários, quando ocorreu a explosão na cozinha da pizzaria.
Homem sofreu queimaduras por todo o corpo
Um homem que ainda não teve a identidade revelada, teve queimaduras por todo o corpo e foi socorrido por equipes do Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Assista no vídeo abaixo:

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Abertas as inscrições gratuitas para a Oficina de Teatro Simplício Dias - 2021


Casa fica destruída após pegar fogo no Dom Rufino II


Por volta das 09:30 desta terça feira uma casa localizada no conjunto Dom Rufino II Quadra U3,casa, a mesma ficou completa destruída pelas as chamas do fogo nesta manhã de terça-feira (26).
O corpo de bombeiro esteve no local da ocorrência para conter as chamas do incêndio em uma residência no conjunto dom Rufino II, Bairro primavera no litoral do Piauí, ao chega no local a equipe do corpo de bombeiro constatou que a casa já estava tomada pelo fogo e fumaça que já tinha acabado de queima tudo que estava na casa.
A proprietária esteve no local e acabou passando mal ao ver tudo que tinha comprado pra presentear sua mãe havia sido queimado pelo fogo. 

As causas do do incêndio ainda não se sabe, porém, uma filha da proprietária acha que foi uma lâmpada que ficou a acesa na residência, o que pode ter provocado um curto-circuito no interior da casa.

Começa amanhã (27) a Operação Preço Baixo Paraíba; Aproveite!







segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Geraldinho Alencar assume seu oitavo mandato consecutivo

Geraldinho
Eleito para o oitavo mandato consecutivo como vereador, Geraldo Alencar Filho, mais conhecido como Geraldinho (PSL), foi reconduzido à Câmara Municipal de Parnaíba ao obter 1.758 votos na eleição do último dia 15 de novembro. Ao final desta legislatura, Geraldinho terá carimbado em sua trajetória política 32 anos como vereador, sendo 5 destes como presidente da Casa de Leis.

Feliz e agradecido pela nova vitória nas urnas, Geraldinho que agora assume como 1º vice-presidente da mesa diretora, fala que a expectativa é muito positiva para o novo mandato.

“Agora estou com o primeiro vice-presidente e a responsabilidade administrativa vai ficar a cargo do novo presidente, Carlson Pessoa. Agora eu vou ter mais tempo para fazer as visitas aos bairros para ouvir cada reivindicação, e vou cobrar do Poder Executivo soluções através de requerimento e Projetos de Lei para melhorar a qualidade de vida do nosso povo”, disse Geraldinho.

Ele ainda frisou que a política sofreu muitas mudanças ao logo dos anos e que é necessário entender o verdadeiro significado e missão para qual foi reeleito.

“Espero atender os anseios e demandas da população, principalmente no que tange as pessoas mais necessitadas. Passamos por um ano atípico e esperamos que a vida retorne ao normal com a chegada da vacina. Sei que a pandemia interferiu tanto na parte social, quanto econômica da nossa população e agora vamos atrás de soluções”, destacou.

Enquanto presidente, Geraldinho realizou grandes mudanças na Câmara Municipal, obtendo assim reconhecimento como um bom administrador do Poder Legislativo. Entre as benfeitorias, destaca-se a implantação do tão sonhado elevador que saiu do papel e virou realidade. Entre as ações de investimento, estão a implantação do sistema de monitoramento de toda a estrutura através de câmeras e monitores, bem como a centralização da secretaria e da contabilidade para melhorar a administração.

Geraldinho deu clareza às ações da Câmara, com investimento no Portal da Transparência, proporcionando ao cidadão parnaibano acompanhar todos os empenhos, despesas e processos licitatórios, além da relação do quadro de vereadores e servidores da Casa.

Ascom / CMP

Após se destacar no Brasil, piauiense Neném faz sucesso na Coreia do Sul

Atacante Neném (Imagem/Reprodução)
A atacante piauiense Dioneide Landres, a "Neném", é a nova sensação do futebol feminino sul-coreano. Ex-jogadora do Tiradentes,a atacante foi contratada em janeiro de2020, antes da pandemia, pelo time da Coreia do Sul, Red Angels, agremiação por meio da qual a jogadora acabou se destacando se forma surpreendente e conquistando o título do Campeonato Sul-Coreano 2020 de futebol feminino.
(Imagem Reprodução/iTOP21sports)

Neném começou no Tiradentes, PI, sendo logo vista e contratada pelo futebol paulista, por onde conquistou o Campeonato Sul-Americano Sub-20, no Uruguai. Em seguida, representou o Brasil no Campeonato Sub-20, no Canadá. Com passagem pelos futebóis piauiense, paulista e catarinense, Neném, natural do município piauiense de Nazária, é a primeira atleta de futebol feminino, nascida no Piauí, a assinar contrato com time do exterior.
(Imagem Reprodução/iTOP21sports)
Primeiro foi o Logroño, da Espanha. Com um talento de saltar aos olhos, rapidamente ela foi contratada pelo Red Angels e lá continua se destacando com primor.
Neném e suas companheiras do Red Angels em comemoração ao título Sul-Coreano de 2020 (Reprodução/iTOP21sports)
Da Redação do Jornal da Parnaíba, com informações do Globo Esporte

Duas motos se chocam em acidente grave na AV. Governador Chagas Rodrigues

Um acidente grave entre duas motocicletas foi registrado por volta das 20:35 deste domingo (24), na Avenida Governador Chagas Rodrigues, em Parnaíba, PI. 

Imagem Reprodução / Via Instagram
De acordo com informações que chegará à nossa redação, são três pessoas acidentadas, sendo uma moça desacordada e em estado grave. 

Piauiense morre após cair de laje da própria residência em São Paulo

 Um homem identificado como Antônio Caetano, de aproximadamente 30 anos, morreu na manhã de sexta-feira (22), em São Paulo. O homem teria sofrido um acidente após cair da laje da casa dele. Antônio é natural de Juazeiro do Piauí.


Ainda não se sabe o que provocou a queda. E foi socorrido ainda com vida e levado para um hospital, mais não resistiu aos ferimentos e acabou falecendo.

Antônio Caetano trabalhava na construção civil e morava na região metropolitana de São Paulo, no município de Embu-Guaçu. Seus familiares moram na localidade São Bento, município de Juazeiro do Piauí.

O corpo da vítima chegou ao interior do Estado na madrugada deste domingo (24), onde será sepultado.

180Graus

domingo, 24 de janeiro de 2021

DENÚNCIA: Registro da Agespisa contabiliza consumo mesmo sem água

Um consumidor parnaibano gravou um vídeo onde denuncia o aparelho de registro da Companhia de Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa), contabilizando o consumo de água mesmo sem o fornecimento do líquido. 

Assista no vídeo:

Há fortes indícios de furto de água e o munícipe, assim como a população parnaibana, reclamam da tremenda incompetência e falta de gestão da fornecedora de água do Piauí.

Vereador mais jovem da Câmara, Zé Filho Caxingó, já carrega larga experiência em ações voltadas para a população


O fisioterapeuta e vereador mais jovem da Câmara Municipal de Parnaíba, Zé Filho Caxingó, 28 anos, já possui ampla experiência em atividades voltadas para o povo, em especial nas áreas de saúde e assistência social. O vereador do (PL) foi eleito para sua primeira legislatura com 884 votos.

Ele informa que já iniciou alguns trabalhos na cidade, com visita a ruas que estão precisando ser pavimentadas, além de ir a postos de saúde do município para analisar as dificuldades e demandas locais. Zé Filho garante também que neste momento de pandemia, pretende colaborar ao máximo nas ações de combate a doença, cobrando do município e também do Governo do Estado o planejamento para que a vacinação para toda a população de Parnaíba seja feita o mais rápido possível.

“Estou muito ansioso para iniciarmos os nossos trabalhos aqui na Câmara em prol da população, dos parnaibanos, pois é para eles que trabalhamos”, disse.

Sobre a origem do sobrenome “Caxingó”, ele explica que nasceu e foi criado em Parnaíba, mas que toda a família dele é de Caxingó, município piauiense situado a 71 km do litoral. Como o pai do parlamentar, o saudoso José Alves de Souza, era muito conhecido em Parnaíba como “Caxingó”, logo o apelido também foi agregado a pessoa de Zé Filho, passando então a ser conhecido na região como Zé Filho Caxingó.

“Meu pai era muito conhecido em Parnaíba como Caxingó e eu também comecei a adotar esse nome. Meu pai tinha mais de 20 anos de experiência no comércio da cidade e eu muito cedo comecei também a trabalhar no comércio, atividade por meio da qual me permitiu conhecer muitas pessoas. Sempre gostei de estar junto da população e de ajudar. A ação social sempre correu nas minhas veias e vi na política a oportunidade de ajudar as pessoas de uma forma mais ampla, coletiva e concreta”, finalizou.

Ascom/CMP

W. Dias vai destinar parte das vacinas do Piauí para o Amazonas

O governador Wellington Dias (PT), presidente do Consórcio Nordeste e membro do Fórum dos Governadores do Brasil, informou na manhã desta sexta-feira (22) que 5% das próximas doses da Coronavac e da primeira leva da vacina Astrazeneca de todos os estados serão destinadas para o Amazonas.

A proposta foi apresentada pelo chefe do executivo estadual piauiense e foi aprovada por unanimidade pelo Fórum dos Governadores durante uma reunião, na tarde dessa quinta-feira (21). Os governadores levaram em consideração o agravante na situação da pandemia no estado do Amazonas, que enfrenta um colapso no sistema de saúde.

Pelo menos 300 mil doses serão destinadas ao estado que é a soma das 2 milhões de doses da AstraZeneca, que estão a caminho do país, e das 5 milhões de doses prontas da CoronaVac, que dependem de liberação do Butantan nesta sexta-feira (22).

“Ontem até tarde da noite eu apresentei ao fórum dos governadores e foi aprovada uma proposta que também já tem o amparo junto ao Ministério da Saúde para cuidarmos dessa situação grave do Amazonas. É uma posição de separar dessas mais de 6 milhões de vacinas que devemos receber agora tanto do Butantan, como da Fiocruz, uma fatia com 5% algo como 300 mil doses para o Amazonas”, informou o governador em vídeo publicado em sua conta no Instagram.
Wellington Dias disse que a medida visa controlar a alta transmissibilidade do vírus que já atinge também o estado do Pará e ameaça o sistema de saúde. Segundo ele, não houve oposição e o repasse será feito assim que a segunda remessa das doses for liberada.

“É preciso vacinar as pessoas do Amazonas para controlar a transmissibilidade que já se espalha chegando na fronteira do Pará e com isso evitar que se espalhe pelo Brasil. Uma ação humanitária que já foi aprovada e que se Deus quiser será implementada”, finalizou.

Entenda o caso
O estado do Amazonas vive a segunda onda da covid-19 e os hospitais de Manaus estão à beira do colapso por conta do aumento descontrolado no número de infectados. O estado também sofre com a falta de oxigênio.

Por conta dessa situação, na sexta-feira (15), o Piauí recebeu 9 pacientes com covid-19 de Manaus. Eles foram internados no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU/UFPI).

Destes 9 pacientes, 5 já tiveram alta e retornam ainda nessa sexta-feira (22), para Manaus.

Uso emergencial
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na tarde de domingo (17), por unanimidade, o uso emergencial da Coronavac e da vacina de Oxford/AstraZeneca. A reunião extraordinária que teve início às 10h10 e terminou às 15h20, contou com a votação de cinco diretores.

Já na segunda-feira (18), os estados brasileiros receberão as doses da vacina Coronavac. O estado do Piauí recebeu mais de 61 mil doses que começaram a ser aplicadas ainda na segunda-feira.

Fonte: GP 1

sábado, 23 de janeiro de 2021

Eleito pela primeira vez, David Soares fala sobre a expectativa para seu mandato

David Soares é relevação na política parnaibana, tendo como principal mentor de sua campanha o ex-governador Zé Filho
David Soares, 34 anos, será uma das sete renovações da Legislatura da Câmara Municipal de Parnaíba. O novato foi eleito a vereador com 1.347 votos pelo Partido do PP. 

Conhecido no meio político pelos trabalhos realizados na Gestão Pública Municipal como Procurador Fiscal, Secretário de Governo e Saúde no período de 2012 a 2016. O vereador é parnaibano, advogado e especialista em Direito público e tributário.

O parlamentar afirmou que a expectativa é muito positiva para o seu mandato. “Será um mandato de muito trabalho. Eu reconheço que a cidade no mandato Mão Santa já teve um crescimento muito grande e agora eu quero participar ajudando no desenvolvimento da nossa cidade. Eu sei que o povo parnaibano precisa e merece de uma agenda administrativa que possa dar resultados positivos na nossa cidade”, disse David Soares.

Outras pautas que David Soares pretende desenvolver durante seu mandato é melhoria nos programas de saúde municipal, educação em tecnologia e criação do polo tecnológico e geração de emprego através da atualização da lei de atração de investimentos já existente no município.

Conclui dizendo que no seu mandato, que a sua preocupação será mostrar ao seu eleitor que valeu a pena o voto de cada um. “Eu sei que um dos papéis principais do vereador é ouvir a comunidade e saber a real necessidade deles e depois lutar junto ao Poder Executivo para concretizar”.

Ascom/CMP

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Piauí tem “fila” de mais de 4,7 mil mandados de prisão

Crime mais recorrente é o de tráfico de drogas

O Piauí tem atualmente uma população carcerária de quase 6,6 mil detentos. Entretanto, esse número deveria ser 72% maior. É que o Estado tem uma “fila” de mandados de prisão à espera para serem executados pelas policiais – cerca de 4,7 mil, segundo o Banco Nacional de Mandados de Prisão, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A estatística do poder judiciário, que próximo ano completa uma década de existência, concentra dados das Justiças estadual, federal, militar e eleitoral.

Como existem pessoas com mais de um mandado de prisão em aberto, não é possível saber quantos investigados estão hoje indevidamente em liberdade. Do total de ordens de prisão não cumpridas no Piauí, a maioria, pouco mais de 4,1 mil, se refere a pessoas procuradas. Isso significa que, depois de emitida a ordem de prisão, o investigado nunca foi capturado. Os outros 670 mandados em aberto pela Justiça piauiense são de foragidos: ou seja, pessoas que já estiveram presas um dia, mas fugiram.

Embora revele o número de mandados de prisão, a ferramenta do CNJ não informa quantas pessoas de fato são alvos deles. Ainda assim, se todos fossem executados ao mesmo tempo, o sistema carcerário piauiense sofreria um colapso, simplesmente pela falta de vagas. No Piauí, hoje, o sistema prisional conta com apenas 3 mil vagas distribuídas em 14 penitenciárias, ou seja, menos da metade do total de presos. Caso os mandados fossem cumpridos de uma só vez, seria preciso criar mais 50% de vagas somente para esses réus.

Ninguém da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos quis falar sobre o assunto. Mas, informou, por meio da assessoria de comunicação, que realmente o sistema carcerário do Piauí enfrenta, atualmente, uma superlotação com 4.272 pessoas presas em aproximadamente 3 mil vagas. “A previsão é que de mais 500 vagas sejam criadas com uma nova unidade prisional, em Bom Princípio do Piauí, e a Central de Triagem, em Teresina, que devem abrir processo de licitação ainda neste ano”, pontuou a nota as Sejus, não comentando sobre a diferente de números da população carcerário informada por eles e a publicada na ferramento do CNJ.

E a superlotação de presídios é, justamente, apontada como um dos gargalos do sistema penitenciário não só no Piauí, mas em todo o país, e um fator que contribui para fugas e crises. “Hoje, o Brasil tem a terceira maior taxa de encarceramento no mundo. Há uma certa cultura de encarceramento. A regra é a liberdade, a prisão deve ser excepcional. Se a gente tem um número alto de pessoas presas sem condenação, temos uma inversão dessa lógica. E se fossem cumpridos todos os mandados de prisão haveria um caos ainda maior”, apontou Nestor Ximenes, especialista em Segurança Pública.

E os crimes mais recorrentes entre os registros de preso com mandados de prisão em aberto no Piauí são o tráfico de drogas (27%) e roubo (21%). E para tentar diminuir esse índice no Estado, a Polícia civil realizou ontem uma operação na capital para dar cumprimento a prisão de 15 foragidos da Justiça. De acordo com o delegado Willame Moraes, titular da Dicap, que é a Divisão de Captura, essa é a primeira de muitas operação quje devem ocorrer ainda esse ano para tentar diminuir o número de mandados em aberto, já que ano passado as operações foram bastante prejudicas pela pandemia.

“Nessa primeira operação contamos com o apoio de 60 policiais e cumprimos mandados contra traficantes, homicidas e assaltantes. É nossa primeira operação, desde o dia 10 de agosto do ano passado, após uma paralisação de mais de seis meses. Mas, vamos dar cumprimento a mais mandados esse ano”, disse o delegado, ressaltando que os dados do CNJ podem, inclusive, estarem defasados, tendo em vista a Dicap ainda recebe mandados de outros estados e de pensões alimentícias. “são mais de 5 mil mandados em aberto, hoje, somando tudo”, acredita.

Meio Norte

PI: PRF autua caminhoneiro por estar portando anfetaminas para consumo


Policiais Rodoviários Federais autuaram na manhã de quinta (21), um homem de 35 anos que conduzia uma carreta SCANIA/R 450 por portar, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar. Toda a ação ocorreu na BR 316 no município de Valença do Piauí/PI.

Os policiais realizaram a abordagem e, ao realizar buscas no interior da cabine da carreta, foram encontrados 13 unidades de comprimidos de medicamento Nobésio Extra Forte. Esse medicamento é utilizado pelos motoristas como inibidor de sono, comumente conhecido como “rebite”, de forma a prolongar o tempo acordado e poder dirigir por longas distâncias.

O caminhoneiro informou aos policiais que adquiriu a droga em um posto de combustível no município de Jaguaribara/CE com a ajuda de um frentista e um fornecedor que não teve seu nome divulgado.

Diante dos fatos, foi lavrado um Termo Circunstanciado por descumprimento ao Art. 28 da Lei. 11.343/06 Porte de droga para consumo (Consumado). A ocorrência foi encaminhada ao Juizado Especial Criminal na comarca de Valença do Piauí/PI para os procedimentos necessários. O condutor se comprometeu a se fazer presente em audiência judicial referente à prática delituosa.

Fonte: PRF PI 
I Edição: Jornal da Parnaíba

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

André Neves diz além do esporte, saúde e educação, dará atenção à inclusão social

André Neves
Reeleito para seu terceiro mandato consecutivo como vereador e, desta vez, sendo o mais votado de Parnaíba, com 1.991 votos, André Neves (Republicanos), foi entrevistado pela assessoria da Câmara Municipal e falou sobre sua reeleição consagradora, bem como suas expectativas para seu mandato.

André ressalta que está com uma expectativa muito positiva. “Indo agora para o meu terceiro mandato a responsabilidade é maior. As cobranças também são bem maiores que o primeiro e segundo mandatos. Quero continuar realizando o mesmo trabalho que eu vinha fazendo nas legislaturas passadas que é conversar com as comunidades e com as pessoas que fazem a equipe de trabalho junto com o vereador”, destacou.

Segundo o parlamentar do Republicanos, o foco é continuar lutando por uma cidade melhor, elaborando Projetos de Lei, Requerimentos e Audiências Públicas.

Além da saúde e educação, André Neves afirma que terá um olhar especial para a inclusão social do município.

“Eu sempre realizei trabalhos nas áreas do esporte e da educação que foram muito importantes para minha caminhada e pretendo continuar os trabalhos nestas áreas. No entanto, quero dedicar um foco especial na inclusão social, pois tenho recebido muitas reivindicações. No pleito passado coloquei alguns projetos, por isso, vou dar continuidade a esses planos nesta nova legislatura”. E conclui. “Vamos estar a par de tudo para poder continuar fazendo nosso trabalho porque é do lado do povo que a gente precisa estar, pois somos representantes da população. E acredito que muitas coisas boas irão acontecer durante esses quatro anos”, assegurou.

Ascom / CMP