Também se fizeram presentes o presidente da Câmara Municipal de Parnaíba, Carlson Pessoa (DEM), a gerente de Serviços de laboratório da SPMIP, Simone Cardoso, representando a secretária de Saúde de Parnaíba, Socorro Candeira, a prefeita de Ilha Grande do Piauí, Marina Brito (Progressistas), o prefeito de Caxingó, Magnum Cardoso (Progressistas), a vice-prefeita de Cajueiro da Praia, Nathalia Régia (Republicanos), a secretária de Saúde de Cajueiro da Praia, Joara Mendes, a assistente social de Luiz Correia, Jackeline Marcela, a secretária de saúde de Bom Princípio do Piauí, Naiara Carvalho, a secretária de Saúde de Joaquim Pires, Joseane Albuquerque, a representante de Cocal dos Alves, Conceição Brito, o coordenador da Ancologia do Hospital Marques Basto, Glauto Tuquarre de Melo do Nascimento, o médico oncologista do Hospital Marques Basto, Nereu Bastos Costa, o vice-reitor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), José Natanael Fontenele de Carvalho, a coordenadora da Uninassau, Rosany Correia, representando a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Joelson dos Santos, o diretor-geral do Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP), José Francisco Pereira, representando o Instituto Federal do Piauí (Ifpi), Luís Fernando, diretora do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), Marisa Corrêa, o coordenador das Residências Médicas do Heda, Dr. João Maria Corrêa e o coordenador da Residência Médica da SPMIP, Mauro Mendes Pinheiro Machado.
Com foco no tratamento contra o câncer, Mirocles Veras disse que serão executadas diversas ações e campanhas voltadas ao diagnóstico preventivo para que, juntamente com as prefeituras, seja possível diagnosticar os pacientes com antecedência para que eles possam entrar na rede e a partir daí, terem o tratamento imediato tanto da quimioterapia, como nas cirurgias e no atendimento clínico.
Seguindo a linha de raciocínio de Mirocles Veras, Nereu bastos ressaltou que, em virtude de o tratamento de um paciente com câncer ser longo e por vezes desgastante, oferecer a possibilidade de a pessoa se tratar por completo em Parnaíba trará inúmeros benefícios, conforto e alívio não somente para o enferno, mas também para os familiares.
“Nossa meta é que esta área cresça cada vez mais em Parnaíba, trazendo sempre o melhor tratamento para o nosso paciente”, afirmou.
O presidente da Câmara, Carlson Pessoa, classificou o evento como um marco não somente para Parnaíba, mas também para toda a região Norte do Piauí.
Especialização Lato Sensu Multiprofissional em Oncologia
O curso contará com 13 disciplinas, sendo ofertado pela UNIFSA em parceria com o Hospital e Maternidade Marques Bastos, com duração de 12 meses Modalidade EAD (Ensino à Distância).
Conforme esclareceu o coordenador do curso, Glauto Tuquarre, a instituição não tem como objetivo o lucro, sendo que o foco é capacitar os profissionais que residem nos municípios da Microrregião de Parnaíba, e assim colaborar com a Rede de Oncologia.
Para efetuar a inscrição, os interessados devem ser portadores de diploma de curso superior reconhecido pelo MEC e que preencham os requisitos exigidos no edital do processo seletivo. Em breve o edital e formulário de inscrição estarão disponíveis no site do hospital: http://www.spmip.org.br/.
O curso tem como público alvo nutricionista, enfermeiro, dentista, profissional de educação física, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, biomédico e médico, sendo que os alunos acompanharão o fluxo de funcionamento do Serviço de Oncologia Hospital Marques Basto.
Residência Médica em Saúde da Família
A residência médica em Saúde da Família beneficiará toda a região, oportunizando qualificação médica na área. O edital e inscrição já estão disponíveis no site através do endereço: http://www.spmip.org.br/inscricoes-residencia
Nenhum comentário:
Postar um comentário