Manchas de óleo foram encontradas novamente nesta terça-feira (18), em praias no litoral piauiense. Segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar), os materiais foram vistos em pelo menos três localidades.
Em entrevista ao Meionorte.com, o Secretário do Meio Ambiente no Piauí, Daniel Marçal, as manchas eram menores que uma caneta comum e o caso era isolado.“Até o momento tivemos a confirmação de pequenos vestígios espaçados e isolados, nas Praias do Atalaia, Peito de Moça e Barro Preto. Vestígios de dimensões reduzidas, menor que uma caneta”, disse.
Ainda segundo a secretaria, as substâncias foram recolhidas e não houve interdição. “Não há motivo para interdição até o momento. Esses vestígios estão sendo registrados e coletados”, relatou.
Em nota, a Semar, que é responsável pela balneabilidade das praias do Piauí, alertou aos banhistas os riscos e cuidados para caso tenha contato com o material.
“Objetivando monitorar e registrar a presença destes fragmentos a Semar formaliza a criação de grupo de trabalho composto pelo Ibama, Icmbio, Setur, Marinha do Brasil e Instituto Tartarugas do Delta e destaca algumas recomendações à população. Não entre em contato com o óleo. Se houver contato, retire a substância com delicadeza, utilizando óleo de coco ou de cozinha. Em seguida, lave com água e sabão. Em caso de reação alérgica ao toque, ou ingestão do óleo, procurar uma Unidade Básica de Saúde”, diz a nota.
Segundo a publicação, caso houver suspeitos de contatos com as substâncias oleosas, o órgão disponibiliza meios de comunicação para denúncias e alertas:
SEMAR: (86) 9.9464-1242
IBAMA: (86) 9.9456-8343
ICMBio: (61) 9.9158-9384
Nenhum comentário:
Postar um comentário