A Equatorial Piauí, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), promoveu na tarde desta segunda-feira (10), a Aula Inauguração do curso Escola de Eletricistas, na sede do SENAI de Parnaíba, situado na Avenida Capitão Claro.
Compuseram a Mesa de Honra do evento, o gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Piauí, Joaquim Milhomem, que se fez presente representando o presidente da companhia, Hélio Reinaldo Rafael Filho, o diretor regional do SENAI, Roger Jacob, a gerente do Centro de Formação Profissional José de Moraes Correia, Juliana Falcão, que se fez presente representando o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, Zé Filho, apresentando o prefeito Mão Santa, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Edrivandro Barros, o superintendente da Equatorial Piaui-Regional Norte, Paulo Medeiros, a gerente de Gente e Gestão, Kleyse Kelly Maia e o gerente operacional Dínamo, Nataniel Ribeiro.
Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Piauí, Joaquim Milhomem |
O projeto Escola de Eletricistas tem como objetivo capacitar novos profissionais para o setor elétrico, além disso, são trabalhados os aspectos emocionais, as habilidades comunicacionais e interpessoais dos potenciais eletricistas. O curso é ofertado gratuitamente aos aprovados em um processo seletivo realizado pelo SENAI.
Cada aluno ainda receberá uma ajuda de custo por quatro meses, período em que durará a formação dos novos profissionais. Somente em 2022, mais de 400 novos eletricistas foram qualificados para ingressar no mercado de trabalho por meio do Programa Escola de Eletricistas nos estados de Alagoas, Amapá, Maranhão, Piauí e Pará. No Piauí, 35% das vagas são destinadas preferencialmente para mulheres, o que fortalece o comprometimento da empresa com a representatividade feminina e a igualdade de gênero nas operações do setor elétrico.
A cada dia as mulheres têm mostrado que podem trabalhar em pé de igualdade como os homens no ramo da eletricidade |
Tendo percorrido um longo e sólido caminho na companhia elétrica, Joaquim Milhomem, disse que ingressou na Euquatorial como eletricista e fez questão de explanar aos alunos sua experiência pessoal na empresa.
"Entrei na Equatorial há muito tempo como eletricista e, ao contar para os alunos minha experiência, procurei encorajá-los a acreditarem nesta profissão que oferece inúmeras oportunidades para os estudantes. São mais de 600 horas de treinamento entre aulas teóricas e muita prática. Nosso desejo é que eles dêem o melhor de si, pois tanto a Equatorial, quanto as instituições parceiras e a sociedade precisam muito dessa mão de obra qualificada. Aqueles que se sobressaírem, que se dedicarem, encontrarão uma grande demanda, pois a carência é imensa", disse.
Gerente do SENAI Parnaíba, Juliana Falcão |
Assim como Milhomem, o diretor Regional do SENAI no Piauí, Roger Jacob, saudou todos os presentes em nome do presidente da Fiepi, o ex-governador Zé Filho e explicou que a Equatorial Piauí é uma grande parceira estratégica do SENAI e tem demandado por mão de obra qualificada no setor elétrico para atuação no Norte e Nordeste.
“O SENAI é a maior instituição de qualificação profissional para a indústria da América Latina e mantém um padrão de qualidade do ensino nivelado em todo o Brasil. A Equatorial Piauí customizou o curso, que vai preparar não só tecnicamente, mas também as habilidades comportamentais do seus alunos com o objetivo de entregar ao mercado de trabalho um profissional totalmente habilitado ao exercício da atividade”, explicou Roger Jacob.
Diretor Regional do SENAI no Piauí, Roger Jacob |
A Escola de Eletricistas é uma realização do E+ Profissional, projeto que compõe o Programa de Eficiência Energética do Grupo Equatorial Energia, regulado pela ANEEL. O projeto E+ Profissional, tem o objetivo de qualificar pessoas para o mercado de trabalho e promover a conscientização sobre o consumo consciente e segurança no uso da energia elétrica. Para os interessados que ficaram de fora desta etapa, uma boa notícia: até o final do ano, a previsão é que mais duas turmas sejam lançadas para a formação de 50 novos trabalhadores. No Piauí, os cursos de formação serão realizados em Teresina e Parnaíba.
Por Luzia Paula / Fotos: Cleudiomar Sousa
Nenhum comentário:
Postar um comentário