A embarcação Omvac Diez, medindo 72m de comprimento e 15m de largura, saiu nesta segunda-feira (14), do Porto de Cabedelo, na Paraíba, e atracou na madrugada desta quinta-feira (17), em Luiz Correia, Piauí. Os trabalhos de dragagem do solo tiveram início na manhã desta quinta.
Será empreendida uma força tarefa a partir de então, sendo que a draga irá trabalhar 24 horas por dia, durante os sete dias da semana. Inicialmente as atividades estarão centralizadas dentro do canal. Tal tarefa envolve a dragagem do local, coleta do material e despejo da areia em um "bota fora oceânico", em torno de oito a 10 milhas náuticas da costa.
"Enfatizamos aos pescadores que os mesmos devem se atentar para a questão da sinalização que precisa ser respeitada, evitando ao máximo atividades próximo ao local da operação para que as tarefas não sejam interrompidas e, assim, evitarmos acidentes", alertou Pedro Tognozzi, engenheiro da DTA – Engenharia Portuária & Ambiental, empresa responsável pela execução dos serviços.
O engenheiro da Investe Piauí, Rodrigo Justo, explicou que outra draga mais robusta será enviada para a segunda etapa da obra, garantindo a data de entrega do Porto, previsto para inaugurar dia 13 de dezembro.
"Essa primeira draga abrirá espaço no canal para a segunda que irá agilizar o processo. Os navios que pretendemos receber em nosso porto necessitam de calados maiores para que não venham a encalhar. Nosso calado natural varia muito entre 5 a 1 metro e meio. A função da draga é aumentar esse tamanho para 7 metros", finalizou.
Por Luzia Paula. Fotos: Márcia Kelly
Nenhum comentário:
Postar um comentário