quinta-feira, 17 de abril de 2025

SESI Cultura transforma espaços de saber em palcos para o protagonismo juvenil

A cultura, o teatro e a música como estímulo ao aprendizado e aperfeiçoamento de habilidades artísticas e intelectuais de jovens estudantes nas escolas do SESI (Serviço Social da Indústria) no Piauí. As ações do SESI Cultura estão transformando o cotidiano dos alunos e criando oportunidades para a descoberta de talentos e, diversas áreas, tais como o canto, a expressão corporal e aperfeiçoamento intelectual.

Presidente do Sistema Fiepi, Zé Filho 
Em 2024, o SESI nacional criou o a Programa Nacional de Cultura para oferecer, dentro das unidades da instituição em todo o Brasil, oportunidades de acesso à cultura, canto, música, teatro, artes visuais e ilustração. O presidente da Federação das Indústrias do Piauí (FIEPI), Antônio José de Moraes Souza Filho, apoia e incentiva as atividades do SESI Cultura nas unidades educacionais da instituição no Estado.
A cantora, atriz e professora Fernanda Veiga ministra oficinas de interpretação de texto teatral, corpo e voz para o projeto Voz e Movimento, que faz parte das ações do SESI Cultura, para estudantes na Escola Integrada Deputado Moraes Souza, em Parnaíba. Ela destaca que o principal benefícios das aulas é o despertar para a auto descoberta, do conhecer melhor suas potencialidades, e de se expressar de forma mais proativa em seu meio, seja escolar, familiar, no circulo de amizades.

"As aulas do SESI Cultura também promovem a melhoria na socialização dos estudantes, tanto no coletivo, nas relações em sala de aula, quanto para a vida toda. Só há benefícios quando se trabalha o ser humano em sua capacidade de se expressar, usando a arte como ferramenta para o autoconhecimento", enfatizou.

Parte da equipe do SESI Cultura em Parnaíba 

O Projeto SESI Cultura, iniciado em fevereiro de 2025, com encerramento em junho, ajuda a estimular nos jovens a criatividade e o senso crítico. "Não é só uma questão de talento, habilidade artística, mas de os estudantes despertarem para um novo olhar do mundo. A autoestima dos participantes das oficinas é impactada de forma muito positiva, com ganhos visíveis na maneira como passaram a interagir com seus colegas de classe. A cultura, a arte faz isso", encerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário